Astrônomos descobrem que Via Láctea é maior do que se pensava

ESA
Imagem: ESA

Em Santa Cruz de Tenerife

09/05/2018 16h08

A Via Láctea é maior do que se pensava, já que tem um disco com o qual não se contava e que é "enorme", de aproximadamente 200 mil anos luz de diâmetro, segundo um trabalho publicado pela revista científica Astronomy & Astrophysics.

As galáxias espirais, como a Via Láctea, se caracterizam por terem um disco de pouca espessura, onde fica a maior parte das estrelas, cujo tamanho é limitado e a partir do qual já quase não há estrelas, indicou nesta quarta-feira (9) o IAC (Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias), da Espanha, um dos participantes do estudo.

No caso da Via Láctea, não se sabia que havia estrelas de disco a distâncias do centro duas vezes maior que a do Sol.

Ou seja, acreditava-se que "nossa" estrela mais próxima estava situada na metade do raio galáctico, mas elas estão lá, e "muito mais longe, a mais que o triplo dessa distância. Inclusive, é provável que algumas superem o quádruplo dessa distância", segundo o IAC.