Topo

Cosmonautas russos examinam buraco no casco da nave Soyuz

Nave Soyuz MS-11 é lançada do Casaquistão rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) levando o cosmonauta russo Oleg Kononenko e os astronautas canadenses Anne McClain e David Saint-Jacques - Kirill Kudryavtsev/AFP
Nave Soyuz MS-11 é lançada do Casaquistão rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) levando o cosmonauta russo Oleg Kononenko e os astronautas canadenses Anne McClain e David Saint-Jacques Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

12/12/2018 10h00

Os cosmonautas russos Oleg Kononenko e Sergei Prokopiev concluíram nesta quarta-feira uma das caminhadas espaciais "mais difíceis", que durou 7 horas e 45 minutos, para verificar o buraco detectado no casco da nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS).
"A tripulação conseguiu cumprir a missão mais difícil. Estou grato a Sergei Prokopiev e a Oleg Kononenko pelo trabalho realizado", escreveu o responsável da agência espacial russa, Roscosmos, Dmitri Rogozin, em mensagem via Twitter.

Inicialmente, estava previsto que missão durasse seis horas e meia, mas o trabalho levou mais tempo devido à sua complexidade.
Como a Soyuz não está equipada para caminhadas espaciais, Kononenko tinha que se deslocar até a nave russa com a ajuda de um braço robótico movido a controle remoto por Prokopiev.

Além de examinar o casco da Soyuz MS-09, o cosmonauta tinha que tirar fotografias e colar um adesivo térmico no local onde foi encontrado no final de agosto um buraco que causou a perda de hermeticidade na nave.

O buraco, que foi reparado imediatamente, foi detectado no espaço habitacional da Soyuz e não na cápsula de descida, por isso não afetará seu retorno à Terra no próximo dia 20.

Kononenko devia utilizar faca e tesouras para cortar o revestimento antimeteoritos da nave para trazer um pedaço de volta à Terra para que possa ser examinado pelos pesquisadores.

Segundo a Roscosmos, o diminuto buraco nunca colocou em perigo a vida da tripulação da estação, embora algumas fontes não descartem que a avaria tenha sido causada depois da montagem e que, portanto, tratava-se de uma sabotagem.

Os cosmonautas russos também coletaram experimentos científicos do módulo Rassvet antes de voltar ao interior da ISS, indicou a NASA em comunicado.

Esta foi a 213ª caminhada espacial na EEI, de acordo com a agência espacial americana. Para Kononenko foi a quarta, e para Prokopiev a segunda.