Arqueólogos encontram desenho mais antigo da história, de 73 mil anos atrás

Do UOL, em São Paulo

  • Craig Foster

    Lasca encontrada na caverna de Blombos com o registro de desenho mais antigo da História

    Lasca encontrada na caverna de Blombos com o registro de desenho mais antigo da História

Um padrão vermelho com traços cruzados foi descoberto em um sítio arqueológico da África do Sul, revela um estudo publicado nesta semana na revista Nature. Estima-se que os rabiscos tenham sido feitos há 73 mil anos, o que faz do desenho o mais antigo já encontrado - uma espécie de hashtag pré-histórica.

Até então, os desenhos rupestres de maior data eram os de sítios como Chauvet (França), El Castillo (Espanha), Apollo 11 (Namíbia) e Maros (Indonésia). Eram desenhos pelo menos 30 mil anos mais novos do que o encontrado agora.

O desenho foi encontrado na Caverna de Blombos, a cerca de 300 km da Cidade do Cabo. Segundo os autores, o achado demonstra a capacidade dos primeiros Homo sapiens da região de fazer desenhos em várias superfícies, utilizando diferentes técnicas. 

Reprodução
Desenho extraído do artigo mostra melhor o formato do padrão encontrado em Blombos

As primeiras escavações em Blombos foram feitas em 1991 e continuam até hoje. Lá, foram encontradas anteriormente outras evidências pioneiras da atividade cultural humana, incluindo diversos artefatos primitivos datados entre 70 mil e 100 mil anos atrás, como contas de concha, peças gravadas em tons de ocre -- uma variação do marrom -- e ferramentas fabricadas a partir de uma silicreta pré-aquecida -- uma forma cimentada de areia fina e cascalho.

A descoberta foi feita por Christopher Henshilwood, pesquisador da Universidade de Bergen, na Noruega, e sua equipe. Eles relataram o achado de uma lasca de silicreta no qual um padrão cruzado de seis por três linhas foi intencionalmente desenhado em vermelho ocre. O término abrupto das linhas na borda da lasca sugere que o padrão originalmente se estendia sobre uma superfície maior e poderia ter sido mais complexo em sua totalidade.

Com base em experimentos feitos para recriar o padrão, os autores do estudo concluem que o desenho foi feito com um lápis ocre pontiagudo cuja ponta variava numa largura de 1 a 3 milímetros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos