Alimentação

O que acontece quando colocamos um ovo cozido no micro-ondas

Veronique Greenwood

Uma recente investigação sobre como os ovos explodem no micro-ondas e o volume da explosão resultante começou com uma ação judicial.

Um cliente de um restaurante alegou que, além de queimaduras, sua audição havia sido danificada quando comeu um ovo cozido requentado. Anthony Nash e Lauren von Blohn, especialistas em acústica do Charles M. Salter Associates, foram contratados para investigar se o ruído pode ser prejudicial.

E assim começou uma longa pesquisa de ovos no micro-ondas, com o uso de um microfone e um certo estímulo. Cerca de cem ovos foram sacrificados pela causa e, embora nada tenha acontecido com a maioria, aproximadamente um terço explodiu.

Leia também:

Logo ficou claro que o som dos ovos explodindo, mesmo que alto, não era particularmente perigoso a uma distância de 30 cm, variando de 86 a 133 decibéis. Os ovos que explodiam eram mais silenciosos, por exemplo, que um tiro de espingarda de 160 decibéis, que não é considerado nocivo.

Quando mediram a temperatura da água e da gema do ovo após a explosão, houve uma diferença muito grande: a gema estava mais quente que 100 graus – em outras palavras, quente o suficiente para ferver a água. Isso pode ser a explicação potencial para a tendência a explodir.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos