Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Mulher não entregou a homem na multidão a faca usada em ataque a Bolsonaro

Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/09/2018 13h21

É enganoso o vídeo que sugere que a faca usada no crime contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro foi passada por duas pessoas até chegar ao agressor Adélio Bispo de Oliveira. O ataque aconteceu na última quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG).

O vídeo enganoso verificado pelo projeto Comprova circula em redes sociais e aplicativos de mensagens. Publicado em um canal no YouTube chamado Samuca Fernandes, o vídeo sugere que uma mulher de óculos escuros que estava na multidão teria passado a faca para um homem de camiseta branca, que, por sua vez, teria repassado o objeto cortante a Adélio.

No entanto, ao analisar o vídeo, é possível ver que a mulher em questão não passa nenhum objeto cortante para o homem de camiseta branca. Na sequência, é possível ver a mão do homem vazia após cruzar com a mulher. O Comprova fez uma análise do vídeo em ferramentas de edição de imagens como o Watch Frame by Frame.

Ao Comprova, a assessoria da Polícia Federal diz que não comenta investigações em andamento. Por ora, a única pessoa presa e investigada pelo crime é Adélio. Mulheres têm sido acusadas e perseguidas em redes sociais – sem provas – de participarem do atentado, mas nenhum dos supostos nomes apontados como participantes do crime foi divulgado ou confirmado pela polícia.

Adélio está preso e foi indiciado no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional. Se condenado, pode ficar preso de 3 a 10 anos. A pena pode dobrar quando o ataque resulta em lesão corporal grave.

Apenas o vídeo publicado no canal de Samuca Fernandes teve mais de 177 mil visualizações no YouTube. Já no Facebook, esse mesmo vídeo teve mais de 2 mil interações (reações, comentários e compartilhamentos), segundo o CrowdTangle, ferramenta usada pelo Comprova para análise de redes sociais.

O site “Boatos.org” também verificou essa peça de desinformação.

Agora o vídeo enganoso foi verificado pela “Folha de S.Paulo”, pela agência “AFP” e pelo site “Poder360, além do UOL, da revista “piauí” e do “Jornal do Commercio”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mulher não entregou a homem na multidão a faca usada em ataque a Bolsonaro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere