Starlink não está distribuindo aparelhos para ter internet de graça
É falso que empresa Starlink, do bilionário Elon Musk, esteja distribuindo aparelhos para disponibilizar internet de graça a quem responder a um questionário online.
O que diz o post
A publicação usa um vídeo que simula o plantão de notícias da TV Globo com a voz manipulada do apresentador William Bonner em que ele diz: "Elon Musk acaba de anunciar que o serviço Starlink vai ser disponibilizado gratuitamente para todos os brasileiros" e "para ter acesso a sua antena e aproveitar de uma internet totalmente gratuita basta responder apenas cinco perguntas no link abaixo disponibilizado pelo Elon Musk".
O vídeo, que é acompanhado de um link suspeito, é compartilhado com a seguinte legenda: "Elon Musk coloca Fim da conta de internet! Receba gratuitamente seu Starlink".
Relacionadas
Por que é falso
O plantão nunca existiu. Em resposta ao UOL Confere, a assessoria de imprensa da TV Globo disse que o vídeo é falso e que o plantão simulado no vídeo nunca existiu.
É possível identificar que se trata de um vídeo manipulado. A voz do jornalista William Bonner está mecanizada, provavelmente criada por inteligência artificial.
Não há nenhuma menção a suposta distribuição de aparelhos no site oficial da Starlink. Na verdade, é possível consultar os valores dos planos para contratação do serviço (veja exemplo aqui). O UOL Confere não conseguiu fazer contato com a empresa.
Golpe pede Pix para pagar frete de envio de produto. Ao clicar no "saiba mais" que acompanha o anúncio, a pessoa é direcionada para uma página que simula ser do portal g1. O próprio site negou que a página seja sua (aqui). Depois de colocar seus dados (o UOL Confere testou com dados inexistentes, e o sistema aprovou tudo) e responder um quiz, é pedido o pagamento via Pix para receber o produto.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.