Previsão de furacão para Santa Catarina e Rio Grande do Sul é falsa

Circulam pelo WhatsApp diferentes áudios alertando a população de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para a chegada de um furacão. Em uma das mensagens, a pessoa que gravou o áudio explica que o fenômeno está se formando em alto mar como um ciclone extratropical, mas pode chegar ao continente como um furacão, a uma velocidade inicial de 120 km/h.
"A possibilidade de nós termos um outro Catarina entre hoje, amanhã e sábado é muito grande", diz. A informação é atribuída ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e ao "pessoal dos Estados Unidos".
Nesse mesmo áudio, o indivíduo conta que, em uma marina de Torres (RS), os funcionários já estão trancando as lanchas, lacrando as portas e pregando madeiras onde podem. A mensagem ainda recomenda que quem mora perto do mar feche a casa e tenha cuidado.
Em 2004, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram atingidos pelo furacão Catarina, o único de que se tem notícia na costa do Atlântico Sul. Os ventos chegaram a 180 km/h, o que o colocou na categoria 3 da escala Saffir-Simpson. O fenômeno deixou 11 mortos - 10 pescadores e um motorista cujo carro foi atingido por uma árvore -, 78 feridos e cerca de 33 mil desabrigados.
FALSO: não há previsão de furacão para o Sul do Brasil
De acordo com o meteorologista do Inmet Rogério Rezende, a previsão para os próximos dias nos dois estados mais ao Sul do Brasil é de tempo instável. "Mas não de ciclone ou furacão", reitera. A temperatura deve seguir beirando os 40 ºC e podem ocorrer temporais isolados, com vento e até granizo em alguns locais. As chuvas devem dar uma trégua a partir de domingo (31).