Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Corrente de WhatsApp usa foto de ator pornô como se fosse segurança de Lula

6.jun.2023 - Foto mostra ator pornô Johnny Sins - Reprodução
6.jun.2023 - Foto mostra ator pornô Johnny Sins Imagem: Reprodução

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/06/2023 04h00Atualizada em 07/06/2023 05h20

A equipe de segurança do presidente Lula (PT) nunca foi chefiada por um suposto agente chamado "Eric Reis", que teria facilitado a ação de golpistas nos ataques do dia 8 de janeiro, como afirma uma corrente falsa que circula pelo WhatsApp.

A foto que acompanha o texto, na verdade, é de um ator pornô norte-americano.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem

O texto diz que Eric Reis é ex-chefe da guarda pessoal de Lula e um dos principais encarregados da segurança da Praça dos Três Poderes, alvo dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, além de ter treinado na Rússia. "Ele foi Instruído na escola de ações de infiltração e operações especiais de Bandeira falsa na Russia (sic)".

A mensagem falsa afirma que o suposto segurança, que também seria filiado ao PT, era uma das "cabeças principais" responsáveis por organizar a invasão. "Ele era uma das cabeças principais no Plano do dia 08, Mantendo ligações com o GSI,BGP e com a unidade sensível que detinha o Controle de todas as Portas da instituição (sic) ".

"Já foi provado que nenhuma porta foi Arrombada mais (sic) previamente aberta. Essa é mais uma prova de a esquerda já havia planejado tudo e que o Verdadeiro Golpe foi dado pelos Comunistas contra os Patriotas. Divulguem sem dó!!", diz um trecho da mensagem.

Por que é falsa

A ferramenta de busca reversa por imagem do Google revela que o homem que aparece na imagem é o ator pornô Johnny Sins (aqui). Entre os resultados na pesquisa pelo nome do homem na aba de notícias, aparecem matérias sobre sua atividade profissional (aqui e aqui).

A assessoria de comunicação do presidente Lula informou ao UOL Confere que a imagem é falsa e que nunca houve um chefe de segurança chamado Eric Reis.

Também não é verdade que nenhuma porta foi arrombada durante a invasão dos golpistas. Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram que a antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi arrombada por golpistas às 15h56 do dia 8 de janeiro, após um homem dar um chute na porta de vidro (aqui).

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.