Foto falsa em que Lula aparece abraçando Suzane Richthofen volta a circular
André Nicolau
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/07/2023 04h00
É uma montagem a foto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abraça uma pessoa supostamente identificada como Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos e seis meses de reclusão por envolvimento na morte dos pais.
A imagem original mostra Lula abraçado, na verdade, a Patrícia Lélis, em uma publicação da jornalista no Facebook de 9 de outubro de 2017 (aqui).
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049
O que diz a publicação
A versão da mentira que circula no WhatsApp mostra um print do TikTok com quatro fotos de Lula supostamente abraçando Suzane Von Richtofen.
Uma descrição sobre as imagens diz: "A Imagem do abraço de Lula e beijo em Suzanne Von Richtofen diz tudo. O nível de perversidade é inacreditável, eu estou enojado. O monstro e a vagabunda que assassinou os pais, sendo homenageada pelo cachaceiro sem noção. Esse homem não é de Deus. Nunca foi"
Abaixo da foto, está escrito: "Presidente Lula faz homenagens a Suzane que assassinou os pais"
Por que é falso?
A imagem foi adulterada. A foto de Suzane foi sobreposta ao rosto de Patrícia Lélis. A imagem original foi compartilhada no Facebook da jornalista (aqui).
Instituto Lula afirmou que imagem é falsa. O desmentido está em uma nota publicada em 30 de agosto de 2022. "Há alguns dias uma fake antiga e já desmentida, que associa maldosamente Lula a Suzane Von Richthofen voltou a circular nos grupos de WhatsApp bolsonaristas, arquitetada pelo Gabinete do ódio", diz o texto (aqui).
TSE pediu a remoção da montagem. Em setembro de 2022, o TSE mandou excluir tuítes com a foto falsa. À época, a ministra do TSE considerou que a publicação tinha o "deliberado propósito de induzir o eleitor a erro e de desconstruir a imagem de determinada candidatura a partir de conteúdo indubitavelmente mentiroso" (aqui).
O conteúdo também foi checado pela Agência Lupa e AFP Checamos.
Sugestões também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news