Montagem falsifica notícia para dizer que Suzane von Richthofen apoia Lula
É falso que o site G1 tenha publicado uma reportagem dizendo que Suzane von Richthofen pediu que jovens regularizem o título de eleitor para votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como dizem posts nas redes sociais. Uma montagem simulou o design do portal para espalhar o boato. Por meio de buscas na internet e análises da imagem supostamente atribuída ao G1, o UOL Confere descobriu que se trata de uma montagem — ou seja, um conteúdo forjado.
A publicação falsa surgiu com o título "Na faculdade, Suzane von Richthofen incentiva jovens a regularizar o título de eleitor e declara voto em Lula". Parlamentares e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilharam a peça de desinformação. Em uma delas, aparece fixado como marca d'água o perfil do deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES). Mais de 15 mil pessoas interagiram com o post dele no Instagram.
Buscas e elementos visuais denunciam montagem
O próprio G1 desmentiu que tenha publicado tal reportagem, mas há outros meios de verificar que o conteúdo é falso.
O UOL Confere fez uma busca no Google pelos termos que aparecem como título da suposta matéria do G1. Não foram identificados links capazes de comprovar que a matéria existiu.
O segundo passo foi a comparação dos elementos que aparecem na imagem com os que estão presentes na estrutura do portal de notícias do qual ele supostamente foi retirado. A barra de menu que aparece no print supostamente retirado do G1 é diferente da que o portal, de fato, utiliza. Na montagem, esse elemento está deslocado para a direita, enquanto no verdadeiro portal o menu superior aparece mais à esquerda.
Outro elemento que denuncia que o conteúdo se trata de uma montagem é a fuga do padrão de assinatura da suposta matéria. Ela não segue a forma e a grafia utilizada pelo portal em outras matérias.
Vários destes elementos são comuns em conteúdos falsos (veja mais abaixo um vídeo com dicas para reconhecer e não cair em fake news).
Essa não é a primeira vez que tentam associar a imagem do PT à de Suzane. Em abril de 2018, uma outra montagem circulava nas redes sociais afirmando que ela seria candidata a deputada federal pelo PT.
Suzane von Richthofen ficou conhecida nacionalmente após ter participado do homicídio dos pais, em 2002, quando tinha 18 anos. O crime foi executado com a participação dos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos. Em 2006, ela foi condenada a 39 anos e seis meses de reclusão. Hoje, cumpre pena em regime semiaberto e está matriculada em uma faculdade de Taubaté (SP), onde cursa biomedicina.
A AFP e a Lupa também classificaram o post como falso. A Lupa também checou outra publicação em que uma montagem atribui a Lula um agradecimento a Suzane.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.