É falso que o governo federal mantenha benefício chamado 'Consulta Brasil'
Letícia Mutchnik
Colaboração para o UOL, em São Paulo
06/09/2023 16h07
É falso que o governo federal mantenha um benefício chamado Consulta Brasil que permitiria saques de dinheiro após pagar uma taxa.
O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e o BC (Banco Central) desmentiram a alegação e negaram a existência do programa.
O que diz o post
"Quase todo brasileiro ignora isso. Veja como resgatar agora" é a legenda do vídeo promocional que conta com César Tralli, no Jornal Hoje, dizendo: "JH desta terça-feira começa com uma notícia que interessa, e muito, a 38 milhões de brasileiros. Desde o começo do dia, essas pessoas já podem pedir o dinheiro esquecido em contas bancárias. De acordo com o Banco Central, são um pouco mais de R$ 6 bilhões parados nos bancos."
Em seguida, uma repórter conta o caso de um homem que tinha dinheiro esquecido na conta para ser resgatado.
Depois disso aparece um homem que incentiva as pessoas a se cadastrarem para receber o dinheiro do "Consulta Brasil".
"Realize Sua Consulta Agora! Não fique de fora! Mais de 12 milhões de brasileiros já resgataram. Consulte agora mesmo e não perca essa chance!", é a descrição do post.
O anúncio, ao clicar no botão "Saiba Mais", redireciona o usuário para um site que diz, no topo da página, "Veja como resgatar seu saldo na Caixa" e mostra um vídeo com o título "Como ganhar R$700,00 por dia com Threads".
No site, há também a opção de um botão para que os usuários adquiram um produto digital. No entanto, no momento da visita da equipe de reportagem, esta página encontrava-se inativa.
Por que é falso?
O MDS informou ao UOL Confere que não existe nenhum benefício dentre os administrados pela pasta com este nome. "Não existe programa Consulta Brasil no MDS", afirmaram.
O BC mantém um programa chamado Valores a Receber que, por meio de uma consulta ao CPF, devolve aos clientes quantias esquecidas em contas bancárias (aqui). No entanto, a instituição não cobra nenhuma taxa para que os usuários verifiquem se possuem dinheiro disponível.
O Banco disponibiliza em seu site uma série de respostas para informar os cidadãos sobre possíveis golpes (aqui).
A mensagem traz indícios de golpe, como falta de informação, benefício inesperado, urgência para resposta, etc. Não há qualquer programa desse tipo sob a coordenação ou a supervisão do Banco Central. Também não temos conhecimento dessa iniciativa no âmbito do Governo Federal.
A gravação para a qual o post redireciona o usuário é de um canal do YouTube que dá dicas para internautas ganharem dinheiro como afiliados de produtos digitais. O conteúdo não menciona em nenhum momento o suposto programa "Consulta Brasil".
Viralização. Compartilhado no Facebook em 24 de agosto, o conteúdo soma, até a tarde de hoje (5), 5 mil curtidas, 3,6 mil comentários, 896 compartilhamentos e 734 mil visualizações.
Publicações similares foram checadas pela Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news