Post distorce reportagem de 2021 sobre fome e insere data de 2023
Uma reportagem de 2021 da TV Record sobre a fome no país tem sido compartilhada em aplicativos de mensagem com uma data errada inserida para fazer crer que o conteúdo é recente.
A reportagem mostra a fila de famílias em busca de ossos que eram doados por um açougue em Cuiabá (MT) em outubro de 2021. O conteúdo tem sido compartilhado como se fosse de setembro de 2023.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Relacionadas
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
O vídeo é o recorte de um trecho de uma reportagem do programa Câmera Record, da TV Record, sobre o agravamento da fome no país.
Em cima da imagem da reportagem está escrito: " Bolsa Família. Famílias enfrentam fila para pegar ossinhos após perder benefício". Embaixo, há uma data falsa inserida: "setembro/2023".
Por que é distorcido
A reportagem é verdadeira e foi veiculada pela TV Record no dia 24 de outubro de 2021 (aqui), e não em setembro de 2023 como aponta falsamente a data inserida na imagem.
Além disso, algumas das pessoas entrevistadas na matéria eram beneficiárias do auxílio do governo, segundo a reportagem, de R$350 na época.
O recorte usado na peça de desinformação pode ser conferido a partir do minuto 2:58:
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news