Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Janja não incitou morte de Bolsonaro em vídeo

30.out.2023 - A expressão "passar sal" é usada em competições de clubes de futebol paraenses Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo*

30/10/2023 14h57

Não é verdade que a expressão "passar sal no Bolsonaro" cantada em vídeo que Janja aparece dançando seja uma referência ao ato de matar o ex-presidente. No contexto de competições de futebol no Pará, "passar sal" no adversário significa que ele foi derrotado.

O que diz o post

Um vídeo em que a primeira-dama, Rosângela da Silva, aparece dançando com um homem uma música que diz "agora é sal no Bolsonaro" é compartilhado com as seguintes frases sobrepostas à imagem: "Veja o que Janja a mulher do padrão junto com os traficantes"; "Esposa do Lula cantando passar sal no Bolsonaro" e "Mulher de Lula canta que vai mandar ou mat o presidente Bolsonaro".

Relacionadas

Em vídeo, um homem afirma falsamente que "mandar passal sal" é uma gíria de traficantes para mandar matar.

Por que é falso

Em resposta ao Projeto Comprova, o homem que dança ao lado de Janja, MC Dourado, disse que no Pará a expressão "passar sal" é usada para indicar uma derrota em uma competição.

Publicações encontradas nas redes pela checagem indicam que a expressão é usada em competições de times de futebol em publicações com referências ao Paysandu e ao Remo, clubes paraenses (veja aqui em post de 2020 e aqui em post de 2021).

*Com informações do Projeto Comprova em checagem publicada originalmente em outubro de 2022.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Janja não incitou morte de Bolsonaro em vídeo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere