Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo mostra protesto no Egito, não palestinos se fingindo de mortos

06.nov.2023 - Vídeo é de protesto em uma universidade no Cairo em 2013 e já foi falsamente atribuído também à guerra da Síria Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/11/2023 15h32

Um vídeo de 2013 circula nas redes sociais como se mostrasse integrantes do Hamas se fingindo de mortos no contexto da guerra Israel-Hamas. A alegação é falsa. O vídeo mostra um protesto de estudantes universitários no Cairo, no Egito.

Essa desinformação é antiga e já foi desmentida em 2018 por veículos internacionais de checagem.

O que diz o post

Um vídeo que mostra corpos no chão cobertos com um tecido branco é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "Defunto fake do Hamas se mexe durante as gravações. Como acreditar nos números de mortos em Gaza?"

Relacionadas

Por que é falso

Em uma busca reversa pela imagem do vídeo é possível localizar uma checagem de 2018 publicada pelo site sírio Verify-Sy (veja aqui, em árabe).

Na época, o vídeo estava sendo falsamente atribuído à guerra da Síria. De acordo com a verificação, perfis favoráveis ao regime de Bashar al-Assad compartilhavam a imagem afirmando que opositores estavam forjando mortes.

Outra checagem do mesmo ano publicada pelo site Snopes, dos EUA, desmentia que o conteúdo estivesse relacionado ao conflito em Gaza (veja aqui, em inglês). Em 2021, a desinformação foi novamente desmentida pela AFP (veja aqui).

O vídeo. As imagens mostram, na verdade, um protesto de estudantes na Universidade al-Azhar, no Cairo, no Egito, em outubro de 2013. Veja abaixo:

Naquele ano, houve uma série de protestos na universidade, como é possível verificar em reportagens da Al Jazeera (veja aqui) e da BBC (aqui). De acordo com as matérias, os estudantes protestavam contra o golpe militar que depôs o presidente do Egito, Mohammed Mursi (leia aqui), em julho de 2013.

Recentemente, a desinformação voltou a circular e foi desmentida em diversos países. Pelo PolitiFact (veja aqui), nos Estados Unidos; pela AP (aqui) e pela Reuters (aqui). Na Índia, o conteúdo também foi verificado pelo Newschecker (aqui).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo mostra protesto no Egito, não palestinos se fingindo de mortos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere