Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que CBF investiga juiz Raphael Claus por manipulação de jogos

Carlos Iavelberg

Do UOL, em São Paulo

24/04/2024 18h04

O árbitro de futebol Raphael Claus não está sendo investigado pela CBF por supostamente ter recebido dinheiro em um esquema de manipulação de resultados, ao contrário do que informam postagens nas redes sociais.

O que diz o post

As postagens desinformativas trazem uma foto de Claus com o seguinte texto: "Bomba ! O juiz Rafael Klaus é investigado pela CBF por receber manipulação em dinheiro em jogos do Palmeiras inclusive a final de 2022 e a final de 2023 . Caso ocorreu após a entrega das provas de John textor dono do Botafogo."

O post continua: "As provas já está com a polícia será marcado uma audiência para relatar os fatos! Se tudo constatar Rafael Klaus será banido do futebol e pagará uma multa de 52 milhões de reais. Times envolvidos na manipulação de resultados. São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Fortaleza". O texto termina com a suposta assinatura de a "Gazeta espotiva".

Relacionadas

Por que é falso

CBF não abriu investigação contra Claus. O resultado de uma busca simples no Google (aqui) não apresentou nenhuma reportagem sobre a suposta investigação da entidade contra o juiz. Procurada, a CBF se limitou a dizer que "não comenta fake news".

Gazeta Esportiva não publicou a reportagem. O texto desinformativo atribui a informação ao site de notícias sobre esportes, mas com erros de grafia: "Gazeta espotiva", sem a letra "r" em Esportiva. Uma busca sobre as reportagens publicadas no site sobre Claus não mostra nenhum texto sobre uma suposta investigação da CBF (aqui). Além disso, o texto desinformativo contém diversos erros de português e o nome do árbitro também está com a grafia errada. O correto é Rapahel Claus, e não Rafael Klaus.

Claus continua apitando. A CBF manteve o árbitro entre os escalados para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Ele foi selecionado para apitar o jogo entre Botafogo e Flamengo no domingo (28). O Botafogo pediu à CBF que Claus não apite o jogo, mas a entidade ainda não se manifestou (aqui).

Árbitro não se pronunciou. O UOL Confere mandou mensagem para Claus, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

Viralização: Um post no Facebook com o conteúdo desinformativo tinha, até a tarde desta quarta-feira (24), 1.700 curtidas, 1.200 comentários e quase 600 compartilhamentos.

O conteúdo também foi desmentindo pelo Boatos.org (aqui).

Dono da SAF do Botafogo fez acusação sobre manipulação

John Textor diz que Palmeiras foi beneficiado. O empresário americano dono da SAF do Botafogo declarou, no começo do mês, que houve manipulação para favorecer o Palmeiras no Campeonato Brasileiro do ano passado. Ele disse, sem apresentar provas, que jogadores do São Paulo manipularam a partida que terminou em goleada por 5 a 0 para o Palmeiras (aqui).

Empresário fala em uso de Inteligência Artificial. Textor afirmou que baseou a acusação em relatórios da empresa Good Game. Segundo o dirigente, a inteligência artificial é capaz de identificar comportamentos anormais de jogadores em campo. Com base nisso, declarou que jogadores do São Paulo são apontados como suspeitos de terem comportamento inadequado na goleada sofrida para o Palmeiras, mas não disse quais.

Textor reafirmou a acusação em CPI. Na segunda-feira (22), o empresário prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito das Apostas Esportivas do Senado e reforçou acusações de que houve manipulação em partidas que beneficiaram o Palmeiras. Mais uma vez, ele não apresentou publicamente nenhuma prova, mas diz ter feito isso em uma reunião fechada com os senadores que fazem parte da CPI. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que Textor apresentou "indícios" (aqui).

Claus foi convocado pela CPI. A comissão aprovou nesta quarta-feira (24) uma série de convites para depoimentos, entre eles o que foi feito a Claus e à árbitra de vídeo Daiane Muniz (aqui). Não há data para o depoimento.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É falso que CBF investiga juiz Raphael Claus por manipulação de jogos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere