Governo brasileiro não recusou doações de Portugal para o RS
Não é verdade que o governo brasileiro tenha recusado doações de Portugal para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Vídeo publicado pelo líder do partido de extrema direita português, André Ventura, foi refutado pelos canais oficiais do governo brasileiro.
O que diz o post
Em um vídeo publicado nas redes, André Ventura, líder do partido português de extrema direita Chega, acusa o governo brasileiro de recusar doações de Portugal para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Ele diz que o governo não quer que Portugal envie ajuda para "esconder o seu fracasso" e que o governo brasileiro "tenta esconder" o que se passa na tragédia climática do RS. Além disso, André Ventura também diz que haveria aeronaves da TAP, companhia aérea portuguesa, à disposição para trazer as doações do país, mas o governo teria recusado.
Relacionadas
Por que é falso
O governo braileiros nega que tenha recusado doações de Portugal. Em comunicados nos sites oficiais, o governo afirma que o transporte de 200 toneladas de donativos de Portugal para o Brasil está sendo articulado entre companhias aéreas e os ministérios de Portos e Aeroportos, Casa Civil da Presidência da República, Defesa e de Relações Exteriores (veja aqui e aqui).
Envio de aeronave da FAB para Portugal seria contraproducente. É o que diz o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno. Segundo ele, o tempo de logística para isso seria de 35 horas. Nesse mesmo tempo, a FAB transportaria 167 toneladas dentre as que já se encontram em bases no Brasil para a Base Aérea de Canoas (RS) (veja aqui).
Brasil flexibilizou regras para RS receber doações internacionais de produtos usados. O governo anunciou a suspensão das restrições para importação de bens usados destinados ao Rio Grande do Sul. Uma portaria foi publicada na sexta-feira (aqui).
O UOL Confere não conseguiu contato com a companhia aérea TAP. A empresa também não fez nenhum pronunciamento sobre o tema nos canais ou redes sociais oficiais.
Viralização. Um vídeo com a desinformação no Facebook somava mais de 11 mil reproduções até esta segunda (13).
Este conteúdo também foi checado por Lupa e Boatos.org.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.