Vídeo distorce posts de bolsonaristas para associá-los a queimadas
Um post que circula nas redes sociais usa recortes de vídeos e publicações de bolsonaristas sobre uma manifestação no dia 7 de setembro deste ano para sugerir que eles teriam relação com as queimadas que acontecem em vários estados.
O post enganoso omite informações como data e contexto das publicações.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Relacionadas
A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
O vídeo faz um compilado de falas e posts de bolsonaristas convocando para um ato a favor do impeachment de Alexandre de Moraes programado para acontecer em setembro e tira de contexto para relacioná-los às queimadas que atingem o Brasil.
O conteúdo intercala falas doe alguns políticos, como Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira, com imagens de incêndios. Em um dos vídeos, o pastor Silas Malafaia fala que "o Brasil vai pegar fogo". No final, o narrador do vídeo pergunta: "Foi coincidência?"
Por que é distorcido
As publicações das pessoas que aparecem no vídeo não têm relação com as queimadas. Todos os posts são convocatórias para uma manifestação programada para o dia 7 de setembro, na avenida Paulista (aqui), como é possível verificar nos perfis de Silas Malafaia (veja aqui) e Eduardo Bolsonaro (aqui).
Post desinformativo omite data. No caso de Malafaia, o post enganoso corta e omite a data presente na imagem publicada por ele, que indica se tratar da manifestação. Veja o post original abaixo:
Queimadas em São Paulo. Desde ontem (25), ao menos 46 municípios do estado estão em alerta máximo por causa de focos ativos de incêndio. Um homem preso em flagrante ateando fogo em uma área de mata preservada em Batatais, no interior, disse ter agido em nome do PCC. No sábado (24), em Ribeirão Preto, moradores chegaram a ter que deixar suas casa, cercadas por fogo e tempestade de poeira (leia aqui). Incêndios também foram registrados no Centro-Oeste.
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo enganoso registrava mais de 44 mil reproduções e mais de 4.000 curtidas.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.