Nobre: Fogo em SP parece ser criminoso; não há registro de causa natural
Não há dúvidas que grande parte dos incêndios nas regiões rurais de São Paulo sejam criminosos, pois não há evidências para queimadas naturais, afirmou o colunista de Ecoa Carlos Nobre no UOL News desta segunda-feira (26).
Desde domingo (25), pelo menos 46 municipíos do estado de São Paulo estão em alerta máximo por causa de focos ativos de incêndio. Um homem preso em flagrante após atear fogo em uma área de mata preservada de Batatais, interior paulista, disse ter cumprido ordens do PCC.
Agosto do ano passado teve sete vezes menos focos em incêndio e também estava com ventos fortes. Então, não tem nenhuma explicação natural. Lógico que na hora que alguém vai lá e bota fogo, o vento forte espalha, e os redemoinhos geram incêndios, faíscas, mas não tinha nenhum incêndio natural. Não teve nenhuma descarga elétrica que tivesse causado, então não há a menor dúvida que grande parte ali foi criminoso mesmo.
O INPE monitorou junho-julho no Pantanal e no Cerrado e não mais do que 3% dos incêndios teriam sido causados por descargas elétricas. Esses em São Paulo, nos últimos dias, 0%. Não teve nenhuma descarga elétrica. Precisa de muita investigação da polícia, porque o crime organizado, todo o crime organizado, não só o PCC, decidiu agora colocar fogo nos biomas brasileiros? Não há a menor dúvida que o que aconteceu em São Paulo nos últimos dias é incêndio, principalmente, criminoso.
Carlos Nobre, colunista do ECOA, UOL
Nobre levanta a hipótese de que o crime organizado pode estar optando por incendiar essas áreas, pois é uma maneira mais rápida de desmatar a região e também um método que gera mais dificuldade de investigação por parte dos órgãos responsáveis.
O Brasil se comprometeu até 2030 zerar os desmatamentos em todos os biomas. Então, se você olhar na Amazônia, principalmente, houve 50% de redução dos desmatamento em 2023 em relação a 2022. Nos primeiros seis meses deste ano, 38% de redução dos desmatamentos. Depois, em julho, começou a ter uma explosão de incêndios que degradam a floresta amazônica.
O que que eu acho: o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, as polícias, todas recebem diariamente os dados do INPE que mostram o desmatamento, e o criminoso que está fazendo o desmatamento ilegal não pode fazer o deslocamento em minutos, leva dias e dias. Então, no ano passado, uma das ações efetivas da redução desmatamento na Amazônia foi que era tudo ilegal e muitas pessoas foram presas, e os criminosos viram que seriam presos.
Na minha opinião, o crime viu que o desmatamento pode ser pego e ser preso, e o fogo não. O criminoso que tá botando fogo lá, ele bota em minutos e sai dali em meia hora.
Carlos Nobre, colunista do ECOA, UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.