Vídeo de Lula e Moraes se beijando é falso e foi criado por IA
Ricardo Espina
Colaboração para o UOL, em São Paulo
03/09/2024 17h06
É falso o vídeo que circula pelas redes sociais e mostra o presidente Lula e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes se beijando.
As imagens foram manipuladas por inteligência artificial (IA).
O que diz o post
O vídeo mostra Lula e Moraes abraçados e se beijando logo em seguida. Algumas pessoas, ao fundo, olham para os dois e aplaudem a cena.
Uma das postagens contém a seguinte descrição: "A legenda é com vocês, sem recursos para um advogado".
Por que é falso
Vídeo tem marca d'água de plataforma de IA. É possível verificar, no canto inferior direito, a marca d'água da Kling.AI, ferramenta para criação de vídeos e imagens por meio de inteligência artificial. O mesmo selo aparece em outros conteúdos exibidos no site da plataforma (aqui).
Erros gráficos no conteúdo manipulado são aparentes. Há imperfeições nas imagens. As mãos das duas pessoas que estão atrás de Lula aparecem distorcidas. A mão de Moraes nas costas de Lula, por sua vez, não tem polegar.
Vídeo original mostra abraço entre Lula e Moraes. O conteúdo manipulado se baseou em uma cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em 21 de novembro de 2023 (aqui). No evento, o presidente entregou ao ministro do STF a condecoração da Ordem do Rio Branco, dada pelo governo para "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas" (aqui) - no vídeo abaixo, a partir de 8min25.
Viralização. Até esta terça-feira (3), uma publicação no Instagram com a imagem falsa tinha cerca de mil curtidas.
Este conteúdo também foi checado por Lupa e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.