É falso que governo federal não ajudou no combate a incêndios em SP

É falso que o governo federal não tenha oferecido apoio no combate às queimadas que acontecem no estado de São Paulo, como afirmam publicações desinformativas nas redes sociais.

O próprio governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o governo federal ofereceu suporte imediato, inclusive com apoio das Forças Armadas.

No site do governo federal também estão elencadas as ações de apoio aos municípios afetados pelas queimadas em São Paulo.

O que diz o post

Um vídeo que mostra grande incêndio em uma área de mata é compartilhado com a seguinte legenda sobreposta: "Nem Lula, nem Boulos, nem Marina e nem Janja, só o nosso Tarcísio está mandando socorro!". Na gravação, uma voz afirma que as cenas teriam sido registradas em Ubarana (SP).

Por que é falso

O governo federal está apoiando o combate a incêndios em São Paulo. Foi o que disse o próprio governador Tarcísio de Freitas, citado no post desinformativo como a única autoridade a atuar no combate às queimadas. Ele falou sobre o assunto em entrevista à GloboNews no dia 26 de agosto (confira aqui, aqui e aqui).

Quero ressaltar o apoio que o governo federal nos deu, desde o primeiro momento. A partir do acionamento, nós tivemos uma pronta resposta, toda solidariedade também, o envio de equipamentos, sobretudo das Forças Armadas, que foram muito importantes no combate aos incêndios.
Tarcísio de Freitas

As ações do governo federal. Aeronaves, caminhões-pipa, viaturas, equipamentos de engenharia, como trator de esteiras, carregadeira de rodas, cavalo-mecânico e prancha e viatura de lubrificação, foram enviados para os municípios atingidos no estado de São Paulo, segundo o governo federal (leia aqui). Além disso, mais de 400 militares federais atuam no combate aos incêndios. As cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública também podem solicitar ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional recursos para ações de defesa civil (leia aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. No Threads, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de mil curtidas.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.