Ceará trocou 3 urnas no 2º turno, não mil; substituição não invalida votos
É falso que mais de mil urnas tenham sido trocadas no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza, como sugere um vídeo que circula nas redes sociais e questiona a vitória de Evandro Leitão (PT) sobre André Fernandes (PL).
Segundo o TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará), apenas três urnas foram substituídas no segundo turno da eleição em todo o estado. Além disso, a troca dos equipamentos não invalidaria os votos já computados.
O que diz o post
Em um vídeo, um homem comenta a vitória do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, sobre o candidato do PL, André Fernandes. No primeiro turno, Fernandes tinha conquistado mais votos que Leitão. A partir dessa informação, o homem levanta suspeita sobre a eleição e afirma falsamente que "o sistema trocou mais de mil urnas nesse segundo turno em Fortaleza".
Relacionadas
Por que é falso
Apenas três urnas foram substituídas no 2º turno em todo o estado. No Ceará, só houve segundo turno nos municípios de Fortaleza e Caucaia. A informação foi divulgada pelo TRE-CE no Instagram. Veja abaixo:
Justiça Eleitoral prevê mecanismos para falhas nas urnas. São os procedimentos de contingência, com o objetivo de preservar e evitar a perda dos votos dos eleitores. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) explica que não é possível fraudar uma urna (aqui). Eventuais substituições não ocasionariam perda de votos computados nem afetariam o real resultado das eleições.
Virada no segundo turno não é inédita. Fatores como polêmicas, apoio de candidatos derrotados e até desastres naturais podem mudar a lógica da eleição. Veja lista de cidades onde houve virada no segundo turno este ano (aqui).
André Fernandes terminou 1º turno na frente de Evandro Leitão. O candidato do PL teve 562.305 votos, contra 480.174 do petista. No segundo turno, no entanto, Leitão ultrapassou Fernandes e se elegeu com 716.133 votos contra 705.295 votos do candidato bolsonarista.
Ambos registraram crescimento no 2º turno. Segundo dados do TSE, Evandro Leitão cresceu 49,14%, e André Fernandes, 25,43% (aqui).
Disputa em Fortaleza foi uma das mais acirradas do país. Os dois candidatos apareceram empatados tecnicamente na maioria das pesquisas de intenção de voto antes do segundo turno.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.