É falsa mensagem sobre sorteio conjunto da Vivo e da Claro que dá prêmios


Não é verdade que as operadoras de telefonia Claro e Vivo estejam divulgando uma promoção conjunta para sortear prêmios de R$ 10 mil, motos e smartphones. Ao UOL Confere, as duas operadoras afirmam que a promoção não existe.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Uma mensagem circula no WhatsApp afirmando que a Claro e a Vivo estariam promovendo um sorteio de prêmios. As mensagens são acompanhadas de um link e de vídeos de supostos ganhadores. O texto diz ainda que o sorteio é "comprovado e fiscalizado pela Receita Federal".
Relacionadas
Por que é falso
Promoção não existe. Ao UOL Confere, as assessorias de imprensa da Claro e da Vivo afirmam que as mensagens sobre a suposta promoção são falsas.
Claro diz tratar-se de fraude. "A Claro reforça que a mensagem é falsa e não há qualquer ação promocional em conjunto com outras operadoras de telecomunicações. Tentativas de fraudes infelizmente são uma realidade em nosso país e é relativamente comum que fraudadores tentem se passar por fornecedores de serviços em geral. A Claro orienta que o cliente fique atento a ligações, e-mail ou SMS fraudulentos com promoções de recargas, ofertas de descontos, premiações, pedidos de empréstimo ou qualquer outra situação muito vantajosa. O cliente não deve fornecer seus dados pessoais e nem clicar em links suspeitos. A empresa presta orientações a seus clientes para que a identificação de possíveis golpes seja facilitada por meio de recomendações no site https://www.claro.com.br/seguranca. Em caso de qualquer dúvida, a central de relacionamento está à disposição pelo telefone 10621. O funcionamento é 24h e a ligação gratuita".
Vivo fala em golpe e reforça o uso dos canais oficiais. "A informação veiculada é falsa. A Vivo informa que mantém uma página em seu site com orientações sobre golpes e esclarecimentos de procedimentos, com o objetivo de alertar os usuários de internet e de serviços digitais sobre tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital. Além disso, a página oferece informações sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes e problemas decorrentes dessas fraudes. E, em caso de dúvidas, o cliente deve procurar a Vivo através dos números *8486 ou 10315".
Não foi possível identificar quem são os supostos ganhadores que aparecem nos vídeos encaminhados nas mensagens.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.