Topo

Funcionários cruzam os braços e paralisam serviços de metrô no DF

Camila Campanerut<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília

25/03/2010 08h01

O metrô do Distrito Federal amanheceu fechado nesta quinta-feira (25). A informação é confirmada pelo SindMetrô (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal) e pela ouvidoria do Metrô-DF (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal). Após uma assembleia sem acordo ontem, os funcionários resolveram cruzar os braços hoje, paralisando totalmente a oferta do serviço. A decisão afeta a vida de pelo menos 150 mil pessoas que fazem uso diariamente do transporte público coletivo.

Brasília 50 anos

O que você gostaria de saber sobre a cidade?

“Não tem como falar em paralisação e funcionar com 80% da capacidade, como previa o TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Isso só prejudica a representatividade do movimento”, justifica Marcelli Mota, representante da secretaria de relações sindicais do SindMetrô.

Na tarde de quarta-feira (24), representantes da empresa e do sindicato se reuniram na Câmara Legislativa, onde também tentam buscar alguma manifestação para a solução do impasse no acordo salarial com o governador interino do Distrito Federal, Wilson Lima (PR).

O Metrô-DF voltou a afirmar que não tem mais interesse em negociar com os funcionários. Lima, no entanto, não determinou uma data na próxima semana para que sejam retomadas as negociações.

Além da paralisação total dos serviços de metrô, os trabalhadores prometeram fazer uma carreata de protesto no período da manhã, da Praça do Relógio, na cidade-satélite de Taguatinga, até o Palácio do Buriti, sede do governo do DF. Os metroviários prometem acampar no local, se for preciso, até que o governador em exercício os atenda.