Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

Governo libera kit de alimentos, roupas e remédio para 70 mil pessoas; veja como doar

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 16h19

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, informou hoje (7) que adotará medidas emergenciais na área de saúde em conjunto com o governo federal para enfrentar problemas decorrentes das últimas chuvas. Cabral anunciou a distribuição de kits de apoio com alimentos, roupas e remédios para cerca de 70 mil pessoas dos municípios atingidos.

"Foi destacada a necessidade de nos anteciparmos a problemas de saúde pública que podem ser sérios, com a vacinação, com a questão [do combate] à leptospirose, hepatite e diarreia", afirmou o governador, após encontro com um representante do Ministério da Saúde e prefeitos, em Niterói. Antes da reunião, Cabral sobrevoou regiões afetadas. Depois, seguiu para o município do Rio, onde se encontrará com o prefeito Eduardo Paes.

A recuperação de unidades de saúde que sofreram danos e a preparação de profissionais para lidar com os problemas decorrentes do temporal foram colocados como prioridade. 

A Universidade Federal Fluminense convocou nesta quarta-feira os profissionais de saúde do Huap (Hospital Universitário Antonio Pedro), em Niterói, inclusive os professores de Medicina e de Enfermagem da UFF, para que ajudem no atendimento à população da cidade, uma das mais atingidas pelas chuvas.

Pela manhã, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, em Brasília, a suspensão de cirurgias eletivas (que não são de urgência) na rede federal de saúde no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, o objetivo é liberar esses hospitais para o atendimento de pacientes com doenças transmitidas pela água.

Doações
A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou ontem uma campanha de arrecadação de donativos a fim de auxiliar a população desabrigada após as chuvas que atingiram a cidade. A intenção é arrecadar colchonetes, alimentos não perecíveis, água e roupas. Ao todo, dez unidades da Guarda Municipal receberão os donativos.

A ONG Viva Rio e outras entidades também informaram que estão aceitando doações. Confira a relação de postos.

Da Prefeitura

  • Centro: Centro Administrativo São Sebastião (Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova)
  • São Cristóvão: sede da Guarda (Avenida Pedro II, número 111);
  • Botafogo: base operacional da Guarda Municipal (Rua Bambina, número 37);
  • Barra da Tijuca: 4ª Inspetoria (Avenida Ayrton Senna, número 2001);
  • Madureira: 6ª Inspetoria (Rua Armando Cruz, s/nº);
  • Praça Seca: 7ª Inspetoria (Praça Barão da Taquara, número 9);
  • Lagoa: 2ª Inspetoria (Rua Professor Abelardo Lobo s/nº - embaixo do viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças);
  • Bangu: 5ª Inspetoria (Rua Biarritz, s/nº);
  • Tijuca: 8ª Inspetoria (Rua Conde de Bonfim, número 267);
  • Campo Grande: 13ª Inspetoria (Rua Minas de Prata, número 200).

Das entidades:

  • Viva Rio: Rua do Russel, 76 - Glória (em frente à saída da estação do metrô). De segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Tel.: 2555-3785 / 2555-3750, ramais 3256, 3362. E-mails: voluntariado@vivario.org.br e thaisleocadio@vivario.org.br
  • Morro dos Macacos: Centro Comunitário Raiz e Vida (Av.28 de setembro 406/sala 02 - Vila Isabel). Tel. 21 9633-4982 (fazer contato antes da entrega)
  • Morro do Borel: CIEP da Rua São Miguel (Borel) ou Posto de Saúde. Tel. 21 9154-4938. Maiores Necessidades: Materiais descartáveis (copo, prato, fraldas...)
  • Andaraí: Associação de Moradores João Paulo II (Rua Sá Viana, 269 – Grajaú). Tel. 21 8185-9498. Maiores Necessidades: colchonetes, materiais de higiene pessoal, alimentos
  • Cerro-Corá e Guararapes: Padaria do Geneci (Rua João Delerri, 68 - Cosme Velho). Tel. 21 9189-1904 e 9154-0975. Maiores Necessidades: alimentos (principalmente para bebês: papinhas e leite), roupas, água e calçados para crianças e bebês
  • Morro do Turano: Colégio Estadual Herbert de Souza (Rua Barão de Itapagipe, próximo ao número 311- Rio Comprido). Tel. 21 7896-8200. Maiores necessidades: Fralda, absorvente, mamadeira e leite em pó.
  • Conjunto de favelas do Alemão: EDUCAP - Rua Canitá, 1033 - Inhaúma. Tel. 21 8784-1252 (falar com Lúcia). Maiores Necessidades: alimentos, roupas, calçados e água

* Com informações da Agência Brasil.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Assine e receba em seu e-mail em dois boletins diários, as principais notícias do dia

UOL Cursos Online

Todos os cursos