Marinha anuncia operação para fiscalizar lago do DF; barco naufragado foi autuado em julho de 2009

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Resgatados corpos de irmãs vítimas de naufrágio no DF

Três dias depois de um naufrágio que resultou na morte de duas irmãs no lago Paranoá, em Brasília (DF), a Marinha informou na tarde desta terça-feira (25), em nota oficial, que vai iniciar nesta quinta-feira (27) uma operação para intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário no local. O Corpo de Bombeiros resgatou na manhã de hoje os corpos das irmãs que estavam desaparecidas desde a madrugada de sábado. Segundo o major do Corpo de Bombeiros, a embarcação tinha capacidade para seis pessoas, mas transportava dez antes de naufragar.

A operação Tolerância Zero terá participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF e, ainda segundo a Marinha, serão fiscalizados o consumo excessivo de bebida alcoólica, a falta de material de salvamento, deficiência de luzes de navegação, entre outros itens.

Segundo informações da Marinha, já existe uma inspeção regular no lago Paranoá, realizada pela Delegacia Fluvial de Brasília. A fiscalização é intensificada em “dias de maior tráfego, como nos finais de semana e feriados”, diz a nota. Durante os finais de semana cerca de 50 embarcações são inspecionadas e 10% delas apresentam algum tipo de irregularidade e são notificadas, segundo o órgão.

A Marinha afirma que a lancha que naufragou nesse último fim de semana já havia sido inspecionada em julho de 2009, “sendo o seu condutor multado por não estar portando a carteira de Arrais Amador, a despeito de ser habilitado”. No momento do acidente, a documentação do condutor e do barco estavam corretas.

O governo do Distrito Federal anunciou que irá realizar estudos para a criação de um “Plano de Uso e Ocupação do Lago Paranoá” para melhorar os trabalhos de fiscalização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos