Topo

Advogado quer acareação entre adolescente e primo que delataram Bruno

Rayder Bragon

Especial para o UOL Notícias<br>Em Belo Horizonte

12/07/2010 18h16

Para dirimir dúvidas e contradições em depoimentos prestados por Sérgio Rosa Sales e o adolescente J., que afirmaram à polícia que o goleiro Bruno do Flamengo está envolvido na morte da ex-namorada, Eliza Samudio, o advogado de Sergio, Marco Antonio Siqueira, defendeu nesta segunda-feira (12) a acareação entre os dois primos do atleta.

"Para a investigação isso é fundamental. A acareação é importante para o esclarecimento dos fatos e a reconstituição do crime também é importante", disse Siqueira no Departamento de Investigações de Belo Horizonte, onde ocorrem hoje os depoimentos de quatro suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Eliza.

Segundo o advogado, Sérgio está disposto e falará à polícia o que achar necessário para esclarecer os fatos. “Se você não deve, não teme”, afirmou. O defensor disse ainda que não há privilégio ao seu cliente, único dos suspeitos que não foi transferido para a penitenciária Nelson Hungria, de segurança máxima. "Ele não participou de nada, ele é testemunha de tudo o que ocorreu."

O adolescente afirmou à polícia que Bruno orientou o assassinato, mas que não estava presente no momento do crime. Já Sérgio disse que o goleiro acompanhou tudo e que seria o mais tranquilo de todos.

Depoimentos
O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola ou Paulista, apontado pela polícia como quem estrangulou Eliza Samudio, ficou calado em depoimento nesta segunda (12) no Departamento de Investigações. Mais três suspeitos de envolvimento devem ser interrogados, no entanto, sob orientação de seus advogados, devem ficar em silêncio.

Bola, mesmo exonerado da polícia, dava aulas a policiais em seu sítio em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, e é suspeito de participar de um grupo de extermínio. Ele é o principal suspeito de ter matado Eliza.

Segundo o advogado Zanone Junior, Bola ficou calado sob sua orientação, afirmando à polícia que somente falará em juízo. Foram feitas 30 perguntas, nenhuma delas respondida.

Mais cedo, o defensor disse que o cliente está abatido e preocupado com a família. Bola disse desconhecer Bruno e afirmou, ainda conforme o advogado, que teve contato duas vezes com Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, amigo do goleiro, para que ele tentasse encaixar seu filho em um time de futebol.

O advogado voltou a reclamar que não teve acesso aos autos do inquérito e deve recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo Junior, a polícia está introduzindo a “inquisição” nesse caso “Como eu posso montar uma linha de defesa sem conhecer o inquérito?”

Ainda devem ser ouvidos os últimos três presos suspeitos de envolvimento no desaparecimento da ex-amante do goleiro. Elenilson Vitor da Silva, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, e Flávio Caetano de Araújo foram presos na sexta-feira (9), em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Elenilson é o administrador do sítio de Bruno em Esmeraldas. Já Wemerson e Flávio são amigos de Bruno e teriam ajudado a esconder o bebê de cinco meses de Eliza. Ela lutava na Justiça para que o goleiro reconhecesse a paternidade da criança.

Os três foram trazidos da penitenciária Nelson Hungria, localizada em Contagem, para o Departamento de Investigações de Crimes contra a Pessoa da capital mineira, onde chegaram por volta das 12h30.

Entretanto, também foram orientados pelo advogado Ércio Quaresma a não dar nenhuma declaração à polícia. O advogado diz que essa orientação deve ser mantida pelo menos até que o inquérito seja liberado para a defesa.