Após atrasos, Anac intensifica acompanhamento de operações da Air France

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu intensificar o acompanhamento da Air France depois que quatro voos da companhia apresentaram problemas nas últimas duas semanas.

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (19), a Anac informou que entrou em contato com o órgão regulador francês para informá-lo sobre os fatos e que, desde a semana passada, está realizando inspeções nas aeronaves Air France. Até o momento, verificou que a aérea cumpriu as regras de segurança.

Segundo a Anac, a empresa informou que cumpriu toda a assistência aos passageiros e que técnicos vieram de Paris para acompanhar a manutenção e trazer peças de reposição.

A agência informou ainda que, caso o passageiro não tenha sido atendido pela empresa aérea, deve registrar uma manifestação pelo telefone 0800 725 4445 (ligações gratuitas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive em inglês e espanhol) ou ainda pela internet (www.anac.gov.br/faleanac). O passageiro também pode buscar seus direitos, como indenizações, junto a órgãos de defesa do consumidor ou na Justiça.

Todas as manifestações dos passageiros são apuradas pela Agência em processos administrativos que também podem resultar em multas de R$ 4.000 a R$ 10 mil, por ocorrência.

Problemas em voos
O problema mais recente da Air France ocorreu na noite de sábado (17), com o cancelamento do voo com direção a Paris, que partiu com mais de 28 horas de atraso.

O AF445 decolaria do aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) às 19h05 de sábado, mas foi cancelado por causa de um problema eletrônico na aeronave, um Airbus A330-200. Segundo a Air France, os 170 passageiros receberam alimentação, transporte e acomodação necessários.

A série de problemas com os voos da companhia começou em 10 de julho, quando um avião da Air France que fazia a mesma rota fez um pouso não programado no Recife por causa de uma suspeita de bomba.

Na terça-feira, um defeito técnico nos banheiros da aeronave que ia para Paris fez com que o piloto retornasse ao Rio, duas horas e meia após ter decolado do Tom Jobim. Na quinta-feira, o voo que partiria de São Paulo para Paris também foi cancelado, devido a uma avaria na fuselagem do avião.

Procurada pelo UOL Notícias, a Air France ainda não se manifestou sobre o atraso de sábado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos