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Atrasos atingem 18,7% dos voos domésticos programados; Gol lidera problemas

Homem dorme à espera de voo no aeroporto de Guarulhos no começo da madrugada - Zanone Fraissat/FolhaPress
Homem dorme à espera de voo no aeroporto de Guarulhos no começo da madrugada Imagem: Zanone Fraissat/FolhaPress

Do UOL Notícias

Em São Paulo

03/08/2010 14h09Atualizada em 03/08/2010 20h42

A Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros) informou, até às 20h, que 375 dos 2.009 voos domésticos programados para decolar nesta terça-feira (3) atrasaram em mais de 30 minutos, o que representa 18,7% do total de voos. Outros 77 voos foram cancelados-- 3,8 % do total das viagens domésticas.

Pelo segundo dia consecutivo, a companhia aérea Gol é a responsável pela maior parte dos atrasos e cancelamentos. Dos 703 voos domésticos programados pela empresa, 258 (36,7%) atrasaram e 52 (7,4%) foram cancelados. A Gol também enfrenta problemas nos voos internacionais. Dos 30 voos programados para hoje, 13 (43,3%) atrasaram. Pela TAM, 2 dos 34 voos internacionais programados atrasaram-- o que representa 5,9% do total.

Anac recebeu 520 denúncias trabalhistas contra a Gol

O Sindicato Nacional dos Aeronautas registrou na ouvidoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma manifestação com 520 denúncias trabalhistas contra a Gol, a maioria por carga horária e problemas com escalas de voo

Em nota divulgada ontem, a Gol disse que os voos da empresa vêm sofrendo cancelamentos e atrasos além do normal desde a sexta-feira por conta do intenso tráfego aéreo causado pelo fim das férias escolares e pelos remanejamentos de voos do aeroporto de Congonhas, que fecha as 23h, para o aeroporto de Guarulhos.

Segundo o comandante Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o alto índice de atrasos é reflexo de um acordo feito nos últimos dias entre a companhia e o sindicato.

Fochesato afirmou que, depois de três reuniões com a categoria, a Gol concordou no dia 26 de julho em alterar o formato da escala e reduzir o número de voos para cada tripulante a partir de hoje.

“Em julho, acontecem muitos voos extras. As companhias fretam aviões para agências de viagens, há voos de férias. E eles não levam em consideração a capacidade da tripulação. Em agosto, isso deve melhorar, mas o acordo é de que agora os voos extras só serão aceitos dentro da capacidade”, disse.

A Anac informou que pediu explicações a Gol sobre os atrasos e cancelamentos e afirmou que está acompanhando a normalização da situação. Segundo a agência, caso o passageiro não seja atendido pela companhia aérea, ele pode registrar queixa pelo 0800 725 4445 ou pelo site: www.anac.gov.br/faleanac.

“Falha” na lei
De acordo com a Lei do Aeronauta (Lei 7.183/84), por questões de segurança operacional, um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano. O texto também impede que a tripulação que cumpriu três horas de jornada entre 23h e 6h viaje na madrugada do dia seguinte.

Já para o comandante Carlos Camacho, diretor do SNA, as empresas aproveitam uma falha no texto da regulamentação da categoria e obrigam os tripulantes a trabalhar durante várias madrugadas seguidas.

“As empresas se apropriaram de uma falha na regulamentação que permite uma interpretação segundo a qual só não podem ser escalados na madrugada seguinte os tripulantes que voltaram à sua base. O problema é que muitas vezes os trabalhadores viajam de madrugada, mas não voltam para sua base, vão para outras cidades”, diz. “Mas o que está em questão é a condição física do ser humano, e não a cidade para onde o tripulante vai”, afirma.