Datena faz despedida discreta de programa; PSDB confirma férias na segunda

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) vai tirar férias de seu programa na Band a partir de segunda-feira (1º), segundo informou ao UOL o presidente municipal do PSDB, José Aníbal.

O que aconteceu

Datena é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo e só pode participar de exibições na TV até este domingo (30).

Após as férias, Datena tira licença não remunerada da Band para a campanha municipal. A ideia, de acordo com Aníbal, é que o apresentador já se engaje em sua pré-campanha a partir de 8 de julho.

Datena se despediu de forma convencional dos telespectadores. Após a exibição de hoje (29) do Brasil Urgente, ele não anunciou que as férias. Apenas finalizou o programa dizendo "até", fazendo uma pausa com os olhos fixos na câmera e pondo assim o afastamento em dúvida.

Ele está se divertindo com vocês. Segunda-feira ele está de férias e daqui a um mês, ele tira a licença. A partir do dia 8 [de julho], começam os atos de pré-campanha. Vamos fazer as reuniões para discutir plano de governo, montagem de equipe.
José Aníbal, presidente do PSDB paulistano

Histórico de desistências

Afastamento da TV dá força para pré-candidatura, avaliam tucanos. Datena é conhecido por seu histórico de desistências na corrida eleitoral —essa é a quinta vez que ele diz que vai disputar a eleição.

Há ceticismo por parte de aliados, entretanto, Datena já desistiu de outras candidaturas após anunciar férias. Na quinta-feira (27), ele comemorou os 17% de intenção de voto que conseguiu, segundo pesquisa Quaest. O apresentador ficou empatado tecnicamente com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

O nome do apresentador vem sendo colocado na disputa municipal desde o ano passado. A pré-candidata Tabata Amaral (PSB) negociou ter Datena como seu vice na chapa. Com o resultado na Quaest, o PSDB manifestou interesse em convidar a deputada para ser vice do apresentador.

Continua após a publicidade

No lançamento da sua pré-candidatura, Datena afirmou que iria até o final da disputa. "Realmente sinto que tenho mais responsabilidade nessa campanha do que nas anteriores. Porque, dessa vez, eu vou até o fim", afirmou. O PSDB é o 11º partido do apresentador.

Relembre outras pré-candidaturas de Datena

Nas eleições de 2022, Datena chegou anunciar férias da Band, mas um dia antes de passar a vigorar a lei eleitoral ele desistiu da pré-candidatura ao Senado. Ele era líder nas pesquisas de intenção de voto para o cargo, na época.

Em 2020, planejou concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo pelo MDB, ou ser vice na campanha de Bruno Covas (PSDB). Datena desistiu da candidatura após um pedido da Rede Bandeirantes.

Em 2018, ele chegou a lançar sua pré-candidatura ao Senado pelo DEM. O apresentador tinha até 6 de julho para sair da TV e participar das eleições, mas anunciou a desistência de participar do pleito.

Em 2016, Datena foi pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PP. O jornalista desistiu da disputa após denúncias contra o seu partido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes