No terceiro dia de problemas, Webjet cancela 52% dos voos; na última hora, 5 voos não saíram
Segundo último boletim divulgado pela Infraero nesta quarta-feira (29), às 21h, 62 dos 120 voos programados pela Webjet (52% do total) foram cancelados. O boletim ainda revela que 14 voos (11,7%) estavam atrasados.
Na segunda-feira (27), após um dia de caos na empresa, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a venda de bilhetes da empresa até sexta-feira (1). Também na terça-feira (28), foram registrados atrasos e cancelamentos de voos.
A Anac informou hoje que segue com uma equipe de fiscalização na central de operações da Webjet e que um laudo deve sair dentro de 14 dias. Com base nos resultados, a Anac decidirá se autuará a empresa. Entretanto, a Agência disse que se até a próxima sexta os atrasos continuarem, novas mediadas podem ser tomadas.
Terceiro dia de problemas
Esta quarta-feira (29) é o terceiro dia em que os passageiros enfrentam cancelamentos de voos da Webjet. A companhia afirmou que os cancelamentos que vêm ocorrendo desde segunda-feira foram provocados porque a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas.
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Pela lei, um tripulante de avião a jato não pode ultrapassar 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano, por questões de segurança operacional.
Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.
Segundo a empresa, o problema na programação foi localizado em alguns aeroportos do país e cinco medidas foram tomadas para resolver a situação: reacomodação dos passageiros em voos da própria Webjet; reacomodação em voos de outras companhias aéreas; isenção total das taxas de remarcação normalmente aplicadas; reembolso das tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.
A companhia diz ainda que, devido ao forte crescimento da demanda, precisou remanejar passageiros. “Vale destacar que 90% deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos”, afirmou nota da empresa.
Para atender às regras que limitam o trabalho dos aeronautas, a Webjet diz que está treinando 64 novos co-pilotos e 85 comissários, que estarão em atividade a partir de outubro.
Falha do simulador de voo
De acordo com fontes da empresa, na raiz do problema está uma falha nos simuladores de voo da Flex, fornecedora da Webjet, utilizados em treinamento de novos tripulantes.
A empresa contratou 64 copilotos e 85 comissários de bordo entre junho e agosto, mas eles não puderem começar a trabalhar porque o treinamento de voo foi comprometido pelo problema no simulador, que ficou inutilizado por 22 dias.
Cerca de 20 copilotos já deveriam ter começado a pilotar no início de setembro, o que reduziria sensivelmente o alto índice de cancelamentos, de acordo com a fonte da empresa. Os outros contratados iniciarão seus trabalhos em outubro e em novembro.
Ainda segundo essa fonte, a Webjet se programou para evitar um caos nos aeroportos e entrou em contato com quase todos os clientes com antecedência, o que evitou filas nos aeroportos por conta dos cancelamentos.
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