Topo

Deputados sugerem criação de comissão para acompanhar ações de combate à violência no Rio

Camila Campanerut<BR>Do UOL Notícias <BR>Em Brasília

25/11/2010 19h20

Os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luiz Couto (PT-PB) anunciaram que devem apresentar na próxima semana um requerimento à Comissão de Direitos Humanos com a proposta de criar uma comissão parlamentar para acompanhar as ações governamentais para conter o avanço da violência na região metropolitana do Rio de Janeiro.

“O objetivo [da comissão] é colocar em todas as instâncias do poder público no Brasil, acompanhando e também se responsabilizando pela contenção desta situação de barbárie que a gente vive”, disse o parlamentar do PSOL.    

A avaliação de Alencar é que o Congresso tem que fiscalizar as políticas públicas que vêm sendo adotadas em todos os níveis de governo e discutir propostas para lidar com as comunidades vítimas do tráfico de drogas e da repressão das milícias nos morros cariocas.    

A expectativa de Alencar é que já na próxima terça-feira, o pedido de criação da comissão seja aprovado e que na quinta-feira os integrantes da comissão possam ir pessoalmente ao Rio de Janeiro para iniciar as conversas com representantes da sociedade civil e integrantes locais do Legislativo, Executivo e Judiciário.

Comissão de Direitos Humanos

Em nota, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, a deputada Iriny Lopes, pede ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PDBB), ao Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e a todas as demais autoridades ligadas às ações de confronto que façam "todos os esforços para que as operações não resultem num massacre de cidadãos inocentes”.

“Diante dos riscos inerentes a eventuais operações policiais realizadas sem as devidas precauções, assim como a pressão de setores que desprezam o direito à vida das populações pobres que acabam se tornando alvo do tiro cruzado no confronto entre os marginais e a polícia, é nosso dever apelar”, diz a nota.