Topo

Operação busca garantir segurança no embarque de passageiros no Rio neste réveillon

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro

30/12/2010 12h26

Os ônibus intermunicipais que estiverem circulando em mau estado de conservação ou com documentação irregular neste fim de ano no Rio de Janeiro serão recolhidos, e as empresas podem ser multadas em até R$ 1,7 mil.

A fiscalização começou hoje (30) e está sendo feita por dez fiscais e 30 carros de apoio do Departamento de Transportes Rodoviários do estado (Detro) nos terminais de partida dos ônibus e também em pontos estratégicos das estradas.

O diretor técnico operacional do Detro João Cassimiro explicou que a Operação Viagem Segura tem o objetivo de garantir o embarque dos passageiros com segurança até o Ano-Novo nos cerca de 5 mil ônibus que devem fazer os trajetos entre a capital fluminense e municípios das regiões Metropolitana, Serrana, dos Lagos e da Costa Verde.

“Estamos [trabalhando] no intuito de orientar a população e os usuários. E se a gente detectar veículos em péssimo estado de conservação, eles não poderão seguir viagem. Nesse caso, a empresa fica intimada à substituir imediatamente esse veículo”, disse.

Cassimiro também explicou que o Detro visa a garantir a gratuidade do idoso com mais de 65 anos e do portador de deficiência que por meio do Riocard especial tem o acesso livre aos ônibus. O cumprimento do horário também é fiscalizado, apesar de alguns deles dependerem do trânsito, assim como a garantir o cumprimento da viagem para quem comprou passagem.

Desde ontem, a movimentação nos terminais e rodoviárias aumentou, porém o pico é esperado para amanhã (31). Esse período é o de maior fluxo durante o ano, também por conta do início das férias coletivas, disse Cassimiro.

“São reclamações de não cumprimento do horário, o atraso é muito atípico. Também recebemos um índice elevado de reclamações de conservação do veículo, de banco rasgado, veículo sujo. Isso tudo a gente está coibindo, e a empresa tem que cumprir. Mesmo que ela coloque carros extras ela tem que manter a manutenção e a conservação do veículo”, ressaltou Cassimiro.

Os usuários podem fazer denúncias e reclamações na ouvidoria do Detro no telefone (21) 2332-9538.