Região metropolitana de Goiânia contabiliza estragos após forte temporal
Moradores de vários bairros das cidades da região metropolitana de Goiânia amanheceram nesta sexta-feira (4) contabilizando os prejuízos causados pelo forte temporal de ontem (3) à tarde.
O local mais prejudicado pela chuva foi Anápolis, terceira maior cidade goiana, a 55 quilômetros da capital. Danila Souza de Morais, 19, foi arrastada pela enxurrada, ficou presa sob um veículo e acabou morrendo afogada.
O acidente aconteceu na avenida Universitária, uma das mais movimentadas da cidade. Danila tentou ajudar uma colega de faculdade a evitar que sua moto fosse levada pela força da água. As duas foram arrastadas pela correnteza, indo parar debaixo do veículo.
Homens do Corpo de Bombeiros e voluntários tentaram, por mais de meia hora, resgatar as duas jovens. Quando conseguiram, apenas Lucimeire Martins, 20, permanecia viva. Danila foi enterrada na tarde de hoje.
“A avenida é acidentada, o que faz com que a enxurrada ganhe uma velocidade muito grande”, explica o major Glaydson Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros. Em casos assim, ele recomenda evitar travessias arriscadas em vias alagadas.
Blecaute
Hoje pela manhã, ainda havia em Goiânia cerca de 300 ocorrências à espera de atendimento pela Companhia Energética de Goiás. Mais de 80 equipes ainda estavam nas ruas. Estima-se que 3.000 pessoas foram afetadas com a queda de energia elétrica.
O Corpo de Bombeiros contabilizou 15 ocorrências, entre elas três alagamentos, um veículo arrastado pela enxurrada, queda de muro e socorro a pessoas presas dentro de um elevador.
Árvores caíram em vários pontos de Goiânia, cerca de 30 apenas no Jardim Novo Mundo, região leste da capital. No bairro, várias casas foram invadidas pela água.
Segundo o presidente da Amob (Agência Municipal de Obras), Francisco Almeida, algumas casas construídas na região estão abaixo do nível da rua, o que contribui para os alagamentos. Ele afirma que há galerias pluviais em quantidade suficiente, mas atribuiu as enchentes ao volume exagerado de chuva num curto espaço de tempo.
Previsão
Para Goiás, a meteorologia prevê chuvas mais esparsas no fim de semana. No Mato Grosso, a previsão é de tempo nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas para os próximos três dias.
Já o Estado de Mato Grosso do Sul está na relação de avisos meteorológicos especiais do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido à possibilidade de ocorrência de acumulado de chuva significativo até segunda-feira. Deve chover forte no leste e nordeste do Estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.