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Campanha vai possibilitar resgate de 10 mil carteiras de trabalho perdidas em GO

Algumas das carteiras de trabalho perdidas em Goiás datam de 1950 - Divulgação
Algumas das carteiras de trabalho perdidas em Goiás datam de 1950 Imagem: Divulgação

Luiz Felipe Fernandes<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Goiânia

11/02/2011 07h05

Uma campanha lançada nesta quinta-feira (10) em Goiás pode ajudar trabalhadores que querem se aposentar e não conseguem comprovar vínculo empregatício por terem perdido sua carteira de trabalho. A iniciativa é da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, onde estão 10 mil documentos perdidos que nunca foram resgatados.

A divulgação será feita em órgãos públicos, sindicatos e ônibus e vai alertar a população que, na maioria das vezes, é possível recuperar a carteira de trabalho. Geralmente o documento perdido é entregue em alguma agência dos Correios e, depois de dois meses, é encaminhado para a superintendência.

Segundo o superintendente do Trabalho em Goiás, Samuel Alves Silva, funcionários registrados antes de 1976 podem ser o mais beneficiados com a recuperação do documento. Antes daquele ano, não havia sistema informatizado da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), o que significa que as informações ficavam registradas exclusivamente na carteira de trabalho. Alguns dos documentos perdidos datam de 1950.

“E mesmo com a informatização do sistema, a informação no banco de dados pode estar incorreta. A carteira é um meio de sanear esse erro”, acrescenta. Além disso, os dados contidos no documento são usados para comprovar o registro profissional, confirmar informações curriculares e contribuem para a concessão de benefícios, como o auxílio-maternidade.

Para verificar se a carteira de trabalho perdida foi recuperada, o trabalhador pode acessar o site do Ministério do Trabalho. No ícone “carteira de trabalho”, opção “carteiras recuperadas”, é possível fazer a pesquisa pelo nome completo ou número do PIS.