Topo

Chuva alaga cidade de SC, e moradores são resgatados de helicóptero

Lucas Azevedo<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Porto Alegre

25/02/2011 17h40

A cidade de Luis Alves (140 km de Florianópolis) sofre com os alagamentos causados por uma tromba d’água que caiu na região na madrugada desta sexta-feira (25). Das 3h às 8h, choveu cerca de 80 mm –a média mensal é 30 mm–, o que causou o transbordamento do rio Luis Alves e de alguns dos seus afluentes.


“Nesse momento a água está baixando, mas muitas ruas e casas foram alagadas”, comentou na tarde desta sexta-feira a funcionária pública Francyne Espig, que mora na cidade.

Algumas localidades ainda estão isoladas, mesmo com a diminuição da chuva. É o caso de Braço Cunha, onde uma mulher grávida de oito meses e seu filho de oito anos foram resgatados pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. A aeronave ainda socorreu outra gestante acompanhada da filha pequena, uma mulher obesa, que já não tinha o movimento das pernas, além de outras três pessoas.

“Eles estavam aguardando ajuda no telhado, porque a água subia depressa”, afirmou o comandante dos bombeiros da cidade, sargento Ediomar Vicente, que participou da operação de resgate.

De acordo com o secretário de Obras do município e responsável pela Defesa Civil, Reinald Tiedt, cerca de 3.000 pessoas tiveram que deixar suas casas. Foram aproximadamente 1.100 casas alagadas, entre elas cem prédios comerciais e industriais. A própria Secretaria de Obras teve as instalações atingidas pela água. Um pavilhão de esportes e duas igrejas também foram atingidos. Para atender à população, a Defesa Civil montou um abrigo em uma capela.

Houve queda de barreiras e danos estruturais em pontes. Cerca de 1.000 pessoas ainda estão isoladas, mas fora de risco.

O levantamento dos estragos ainda é impreciso, pois parte das localidades só podem ser visitadas de helicóptero. Mas sabe-se, por exemplo, que plantações de banana e arroz foram danificadas.

A maior preocupação, agora, é com a chegada da noite. Bombeiros de Luis Alves, Navegantes e Itajaí –cidades da região– estão em prontidão para possíveis chuvas durante a próxima madrugada.

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina publicou um alerta sobre a permanência da instabilidade no Estado. “Em um mesmo dia, pode-se observar o céu nublado, o sol e também pancadas de chuva especialmente entre a tarde, noite e madrugada, por vezes com intensidade moderada a forte em algumas localidades e associadas a temporais localizados”, informa a nota.