Topo

Governo gaúcho envia avião ao local do acidente que matou 26 pessoas em SC

Ônibus que levava integrantes de uma mesma comunidade do interior do Rio Grande do Sul ficou destruído após bater em caminhão carregado com madeira. Mais de 25 pessoas morreram - Marcelo Saldanha/ Rede Peperi
Ônibus que levava integrantes de uma mesma comunidade do interior do Rio Grande do Sul ficou destruído após bater em caminhão carregado com madeira. Mais de 25 pessoas morreram Imagem: Marcelo Saldanha/ Rede Peperi

Especial para o UOL Notícias <BR> Em Porto Alegre

05/03/2011 13h48

"Acordei caída no chão", diz sobrevivente de acidente em SC

O governo gaúcho deslocou um avião na manhã deste sábado (5) para a cidade catarinense de São Miguel do Oeste (SC), com a missão de auxiliar as vítimas do acidente entre um caminhão e um ônibus que causou a morte de 26 pessoas nesta madrugada. O governador Tarso Genro decretou luto oficial de três dias.

A aeronave, que passou antes na cidade de Santa Rosa, no norte gaúcho, para pegar o prefeito do município de Santo Cristo --onde residia a maior parte dos passageiros do ônibus-- chegou à cidade catarinense por volta das 13h. José Luis Seger e o secretário municipal da Saúde vão acompanhar a situação dos 22 feridos no acidente, que estão sendo atendidos em dois hospitais da região.

“Tão logo tomou conhecimento do acidente, o governador Tarso Genro determinou que a Defesa Civil do Estado entrasse em contato com a Defesa Civil de Santa Catarina colocando à disposição efetivo e equipamentos", afirmou o subchefe de Operações da Casa Militar do governo gaúcho, Major Fábio Duarte Fernandes.

Além da aeronave, que terá a presença de uma médica legista, segue para Santa Catarina um caminhão câmara fria pra transportar os corpos até Santo Cristo. Ambulâncias UTI móveis em Santa Rosa, na mesma região, estão em prontidão para ir buscar os feridos.

A maioria dos viajantes residia na localidade de Linha Salto, interior de Santo Cristo. Os 43 passageiros iam para Pato Bragado (PR), onde participariam de uma confraternização. Uma parte dos passageiros integrava uma equipe de bolão --esporte semelhante ao boliche-- da cidade. Na tarde deste sábado, a equipe faria uma partida amistosa com o time do Clube Aliança, em Marechal Cândido Rondon (PR).

No domingo, os gaúchos participariam de outro evento esportivo com a equipe de bolão da cidade vizinha de Pato Bragado.

Causas serão investigadas

O acidente aconteceu no km 639 da BR-282, em Descanso, extremo oeste de Santa Catarina, por volta das 3h deste sábado.

Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão com placa de Pelotas (RS), que carregava madeira e trafegava em sentido contrário, tombou em uma curva e deslizou 50 metros antes de colidir frontalmente com o ônibus. O motorista da carreta, Fernando Zanetti Furtado, morreu na hora.

A PRF informou que o local é bem sinalizado, mas a rodovia tem um traçado bastante sinuoso. A polícia disse que vai investigar as causas do acidente, mas estima que um dos motoristas tenha dormido ao volante.

Local do acidente

  • Reprodução/Google Maps

    O ônibus com as vítimas partiu de Santo Cristo, no extremo Rio Grande do Sul, para Marechal Cândido Rondon, no Paraná; o acidente ocorreu no meio do caminho, na BR-282, em Descanso (SC)