Topo

Primeiros corpos do acidente em Santa Catarina são liberados; sepultamento coletivo será no domingo

Ônibus que levava integrantes de uma mesma comunidade do interior do Rio Grande do Sul ficou destruído após bater em caminhão carregado com madeira - Marcelo Saldanha/ Rede Peperi
Ônibus que levava integrantes de uma mesma comunidade do interior do Rio Grande do Sul ficou destruído após bater em caminhão carregado com madeira Imagem: Marcelo Saldanha/ Rede Peperi

05/03/2011 18h10

O Departamento Médico Legal (DML) de Santa Catarina liberou no final da tarde de sábado (5) os primeiros dez corpos de vítimas do acidente entre um ônibus e um caminhão na BR 282. A colisão matou pelo menos 26 pessoas.

As vítimas estão sendo transportadas para a localidade de Linha Salto, interior do município de Santo Cristo, no norte gaúcho, onde viviam 22 dos 26 mortos no acidente. Além dos dez primeiros liberados, outros 12 corpos devem ser transportados ainda na noite deste sábado para a localidade.

Há ainda 23 feridos internados em hospitais de São Miguel do Oeste (SC) em razão do acidente. Desses, 15 feridos estão no Hospital Regional do Extremo-Oeste. O estado de saúde de alguns deles ainda é considerado grave.

Um velório coletivo no salão paroquial da vila, que reúne cerca de 100 famílias, está sendo preparado e deve se estender até a madrugada. O sepultamento dos corpos será realizado ainda na manhã de domingo (6), no cemitério da localidade.

"Acordei caída no chão", diz sobrevivente de acidente em SC

“Todo mundo perdeu alguém, seja um vizinho, um conhecido ou um parente. Era uma grande família”, relatou Fernando Nonnemacher, assessor de imprensa da prefeitura de Santa Cristo. Uma moradora da localidade, segundo ele, perdeu seis parentes.

No final da tarde, foi realizada uma celebração ecumênica no salão em homenagem às vítimas. O local estava lotado.

A viagem ao Paraná já era uma tradição para o time de bolão do Clube Recreativo Tirandentes. A cada dois anos, sempre no feriado de Carnaval, o grupo fazia o percurso entre Santo Cristo e Marechal Cândido Rondon. No ano seguinte, o grupo paranaense viajava ao Rio Grande do Sul.

Mesmo com a tragédia, os prefeitos de Santa Rosa e de Santo Cristo mantiveram a programação oficial de Carnaval, que é referência na região. Três escolas de samba desfilam na noite de domingo na cidade.

Orlando Desconsi, prefeito de Santa Rosa, disse que a manutenção da festa serve como “conforto e respeito” às famílias das vítimas. Ele decretou luto oficial de três dias. Em Santo Cristo, o prefeito José Seger também decretou luto. A cidade vai realizar um baile de carnaval na noite de segunda-feira (7).

Local do acidente

  • Reprodução/Google Maps

    O ônibus com as vítimas partiu de Santo Cristo, no extremo Rio Grande do Sul, para Marechal Cândido Rondon, no Paraná; o acidente ocorreu no meio do caminho, na BR-282, em Descanso (SC)