Topo

Penitenciária feminina inaugurada hoje em Tremembé (SP) terá capacidade para até 600 detentas

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

11/04/2011 16h22

O governo de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (11) em Tremembé, no Vale do Paraíba, a unidade de regime fechado da Penitenciária Feminina 2. O local, com capacidade para abrigar até 600 detentas, tem uma área de pouco mais de 18.800 m² e é o primeiro do tipo construído em São Paulo espeficamente para atendimento de presas.

Na nova penitenciária há pavilhões destinados exclusivamente ao atendimento médico das detentas, bem como alas voltadas a grávidas e parturientes com bebês --neste caso, com prazo máximo de seis meses de acolhimento da criança, voltados ao período de amamentação.

Há também setores de trabalho, biblioteca, serviços, inclusão e ressocialização, nos quais foi instalada uma padaria artesanal por meio do projeto desenvolvido pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade). O objetivo, segundo a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, é ofertar capacitação profissional às detentas.

Conforme o governo, serão transferidas “gradualmente” para a penitenciária inaugurada hoje as presas que estão recolhidas em cadeias públicas da região. Além delas, a unidade poderá abrigar as detentas da região que eventualmente tenham sido transferidas para unidades penais de outras localidades.

Dos pouco mais de R$ 43 milhões gastos na obra, cerca de R$ 23 milhões são oriundos do governo federal por meio do Ministério da Justiça.