Topo

Após 3 horas de interrupção, trens voltam a circular no Rio de Janeiro; problema foi causado por furto de cabos

Trem do ramal de Saracuruna apresenta problemas operacionais e enguiça na estação de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro - Márcia Foletto / Agência O Globo
Trem do ramal de Saracuruna apresenta problemas operacionais e enguiça na estação de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro Imagem: Márcia Foletto / Agência O Globo

Hanrrikson de Andrade <br>Especial para o UOL Notícias <br>No Rio de Janeiro

14/04/2011 10h32

De acordo com a Supervia, concessionária que administra o transporte ferroviário no Rio de Janeiro, o tráfego foi suspenso na manhã desta quinta-feira (14) em um trecho que abrange 16 estações, entre Vila Inhomirim e Penha. A interrupção ocorreu em razão de uma falha no fornecimento de energia no ramal de Saracuruna, em Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a empresa, o problema foi parcialmente resolvido e os trens voltaram a circular pouco depois das 8h.

A Supervia infomou que criminosos roubaram 60 metros de cabo de energia na estação de Saracuruna, o que deu origem à falta de luz. Os técnicos da concessionária ainda estão trabalhando no local para normalizar a rede.

A empresa, que ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas foram prejudicadas, afirma que os trens entre Penha e Central do Brasil e dos demais ramais circulam com intervalos regulares.

O tráfego foi interrompido depois que um trem do ramal Saracuruna apresentou problemas na estação de Parada de Lucas, na zona norte da cidade, por volta de 5 horas.

Segundo a auxiliar de escritório Carla de Souza, 28, que mora na capital fluminense e trabalha em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o problema causou superlotação em alguns ônibus que saem da Central do Brasil.

"Pego o trem todo dia para a Caxias, mas por sorte eu eu liguei o rádio hoje cedo e soube desse problema. Muitas pessoas desistiram de esperar e pegaram ônibus na Central do Brasil, mas eles já são cheios nesse horário, com esse problema então. Parecia que eu estava numa lata de sardinha", disse ela.