Topo

Conselho Tutelar recolhe seis irmãos abandonados em uma casa de Jaú (SP)

José Bonato<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Ribeirão Preto

15/04/2011 14h02

Cinco meninas e um menino, todos irmãos e com idades entre 2 e 12 anos, foram abandonados pelos pais em casa num bairro da periferia de Jaú, a 312 km de São Paulo.

As crianças foram encontradas na tarde de quinta-feira (14) pelo Conselho Tutelar e pela Polícia Militar do município a partir de denúncia. Elas estavam sendo alimentadas por vizinhos, segundo Ana Flávia Rodrigues dos Santos, 30, conselheira tutelar.

De acordo com Ana Flávia, as crianças estão em boas condições de saúde e serão encaminhadas no máximo até amanhã (16) para os avós maternos, que vivem em São João do Ivaí (PR).

As crianças estão atualmente no abrigo Nosso Lar, para onde se transferiram no mesmo dia em que foram encontradas. “Elas são lindas e muito alegres”, afirma a conselheira.

Ana Flávia disse que os pais não têm ocupação fixa. Ambos vão ser processados por abandono de incapaz, cuja pena varia de seis meses a três anos de prisão.

Patrícia de Farias Geremias, 28, a mãe, abandonou a casa para viver com outro homem. De acordo com a conselheira, ela alegou à polícia que apanhava do marido, Valdecir Geremias, e era obrigada a se prostituir. O pai das crianças é alcoólatra e está foragido.

“A mãe demonstrou total indiferença pela retirada da guarda das crianças. Ela foi ouvida pela polícia e voltou para a casa do novo companheiro”, falou Ana Flávia.

Quem cuidava das crianças enquanto os pais estavam fora era a irmã mais velha, de 12 anos. Ana Flávia não soube precisar há quantos dias os garotos estavam sozinhos em casa. “Com certeza, há vários dias. A casa estava num estado deplorável.”

A conselheira tutelar diz que é improvável que os pais retomem a guarda das crianças por não apresentarem condições psíquicas. A Polícia Civil de Jaú continua à procura do pai.