Topo

Operação Usura prende secretário e busca prefeito no Maranhão por desvio de R$ 5 milhões

Francisco Junior

Especial para o UOL Notícias<br>Em São Luís

11/05/2011 14h53

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (11) o secretário de Infraestrutura de Imperatriz (MA), Roberto Alencar, durante a operação Usura, deflagrada ontem (10) em quatro cidades do Estado – São Luís, Imperatriz, Barra do Corda e São João do Paraíso.

Os 84 policiais e 15 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) que participam da operação Usura investigam o desvio de pelo menos R$ 5 milhões repassados pelo governo federal à prefeitura de São João do Paraíso. A equipe tem 25 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão temporária para cumprir.

Raimundo Galdino Leite (PV), prefeito de São João do Paraíso, está entre os nomes com prisão temporária decretada. Ele ainda não foi preso pelos policiais e auditores da operação.

Galdino Leite é o segundo prefeito no Maranhão neste ano a ter prisão decretada por desvio de recursos públicos. Em fevereiro, o prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Souza, escapou da prisão por um habeas corpus.

Segundo o superintendente em exercício da Polícia Federal no Maranhão, Gustavo Leite, além do secretário de Infraestrutura de Imperatriz, até o início da tarde desta quarta-feira já haviam sido cumpridas seis prisões temporárias e 21 mandados de busca e apreensão.