Topo

Polícia faz operação em cracolândia no Rio e prende mais de 70 usuários da droga

Hanrrikson de Andrade <br>Especial para o UOL Notícias <br>No Rio de Janeiro

25/05/2011 12h46

Uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro em conjunto com a Secretaria Municipal de Asssistência Social retirou 76 usuários de crack nesta quarta-feira (25) em um ponto de venda e consumo da droga na favela do Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense. Foram recolhidos 60 adultos e 16 menores em uma das principais cracolândias do subúrbio carioca. Os policiais também apreenderam pedras de um tipo de narcótico que pode ser óxi.

Os menores foram conduzidos pelo órgão municipal para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), onde serão identificados e posteriormente encaminhados para abrigos da prefeitura que oferecerem tratamento para usuários de drogas. Quanto aos adultos, que passarão pelo mesmo processo, 38 homens foram levados para a 17ª DP (São
Cristóvão) e 22 mulheres à 19ª DP (Bonsucesso).

Ao observarem a chegada dos assistentes sociais, muitos usuários fugiram para o interior da favela. Eles abandonaram pelo caminho quantidades não informadas de crack, cocaína, maconha, pedras do que pode ser óxi, além de facas e cachimbos. Esta foi a terceira operação para reprimir o consumo de crack somente no Jacarezinho -- 190 pessoas foram retiradas nas outras ações.

De acordo com estatísticas da prefeitura, 691 pessoas foram presas nas cracolândias da capital fluminense desde o fim de março. No entanto, a maioria retornou para as ruas -- apenas 30% aceitaram o auxílio dos abrigos especializados.

Segundo investigações policiais, além da favela do Jacarezinho, há pelo menos quatro grandes cracolândias na cidade, todas na zona norte: na comunidades de Manguinhos, em ruas do bairros de São Cristóvão e da Pavuna, e num ponto da Avenida Brasil, em frente ao Parque União (no acesso à Ilha do Governador).