Topo

Motorista do acidente em São Caetano do Sul (SP) recebe alta; dois continuam internados

Do UOL Notícias

Em São Paulo

14/06/2011 17h19Atualizada em 14/06/2011 17h27

A motorista Lilian de Souza Freitas, 30, que dirigia o ônibus que se acidentou em São Caetano do Sul (SP) na última quinta-feira (9) recebeu alta no início da tarde desta terça-feira (14). Ela estava internada no hospital estadual Mário Covas, em Santo André (SP), após sofrer traumatismo crânio-encefálico leve e uma lesão no tórax.

Pelo menos 16 passageiros do ônibus, que caiu sobre a linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foram hospitalizados. Ainda permanecem internados Carolina Pereira Guimarães e Sírio Gonçalves de Souza. Nenhum deles corre risco de morte.

Carolina, que sofreu uma lesão no rim, passou por cirurgia no sábado (11) no hospital Maria Braido. A paciente recebeu sangue por 48 horas e passou por várias avaliações, mas a equipe do hospital decidiu que seria necessário remover parte de seu rim. Hoje, a paciente deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e está em observação na enfermaria.

Sírio, internado no hospital Albert Sabina, sofreu um trauma leve no crânio e uma fratura de coluna torácica. O paciente fez exames de ressonância e permanece em observação, segundo informou a Prefeitura de São Caetano.

No último sábado, Gabriela Peralta Belvis recebeu alta do Hospital Albert Sabin, além da paciente Marcia Aparecida Beraldo Vicentino, que teve luxação no quadril e estava no Hospital Beneficência Portuguesa.

O acidente

O acidente ocorreu por volta de 9h30 no viaduto da rua Felipe Camarão, que fica na divisa entre os municípios de São Caetano do Sul e Santo André. O ônibus caiu em cima da linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O estrago só não foi maior porque moradores avisaram o maquinista do trem sobre o ônibus e ele conseguiu reduzir a velocidade da composição. O viaduto onde ocorreu o acidente é estreito, antigo e de paralelepípedo, que se torna escorregadio nos dias de chuva. A reportagem do UOL Notícias esteve no local e constatou que as muretas de proteção do viaduto estão com rachaduras e que os vergalhões que sustentam o concreto estão enferrujados e quebrados.

A prefeitura de São Caetano admitiu que as condições do local não são ideais, mas afirmou que provavelmente o ônibus estava em alta velocidade, o que teria causado o acidente. A Interbus, responsável pela linha, afirmou que o ônibus estava equipado com tacógrafo, como previsto em lei, o que impede que a velocidade supere os 60 km/h, que é a velocidade máxima permitida no viaduto.

O 2º DP de Santo André está investigando o caso. Já foi concluída a perícia no ônibus, e o laudo que apontará as causas do acidente deve ficar pronto até o final do mês. Passageiros que estavam no veículo estão sendo ouvidos. Segundo a polícia, parte deles afirmou que o ônibus trafegava em velocidade normal.