Topo

Operação de inverno da PM em Campos do Jordão (SP) preocupa autoridades da região

Bruno Monteiro

Especial para o UOL Notícias<br>Em Taubaté (SP)

04/07/2011 18h58

Uma operação especial de inverno da Polícia Militar na região do Vale do Paraíba (SP) vem gerando polêmica na região. Neste início de julho, cerca de 1.000 homens foram direcionados para Campos do Jordão. Autoridades criticam a ação da PM e temem que outros municípios dos arredores fiquem desprotegidos.

Um exemplo é a cidade de Taubaté. Policiais da cidade foram direcionados a compor o efetivo que faz o trabalho em Campos do Jordão e região. O secretário de Segurança Pública do município, Tenente Orlando de Lima, vê com preocupação a ida de homens da cidade para região serrana. “Ficamos desprotegidos. O trabalho da Polícia Militar é fantástico, mas não podemos abrir mãos de nossos homens.”

“Já vivenciamos esta situação. No começou do ano, uma unidade móvel da Polícia Militar que fazia o patrulhamento em frente ao shopping da cidade foi destacada para outra cidade. E bem naquela situação ocorreu o assassinato de um adolescente”, disse o secretário 

“Assim como nós cidadãos temos as temporadas, os bandidos também tem as deles. E não é na Serra e nem no Litoral. É exatamente nos locais onde eles observam que estão mais desguarnecidos. A PM declara que a cidade não sofre as consequências, mas verificamos com as estatísticas que os índices de violência aumentam”, declarou o presidente da OAB-Taubaté, Aluisio de Fátima Nobre de Jesus.

De acordo com as autoridades, os números da violência do final de semana servem para comprovar a tese defendida por eles. Em Taubaté, por exemplo, só neste final de semana ocorreram três homicídios e uma tentativa, além de dezenas de furtos e roubos de veículos.

Além de Taubaté, homicídios também aconteceram em Jacareí e em São José dos Campos e Caçapava, onde um policial matou um adolescente de 15 anos durante uma tentativa de assalto.  

Outro lado

O comandante do 5º BPMI, tenente-coronel Antônio Borges Monteiro, disse à reportagem do UOL Notícias que o efetivo nesta época do ano é o mesmo em todas as cidades do Vale do Paraíba.

“Essa é uma operação que envolve todo o Estado. A PM tem o cuidado de não dar férias a nenhum policial, e os cidadãos podem ficar tranquilos, que temos o mesmo número de policiais e viaturas nas ruas”, disse.

O comandante informou ainda que além dos policiais da força tática, a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e a Polícia Militar ambiental também participam da operação.