Topo

Em nota, Dilma lamenta tragédia no Recife e manda mensagem de solidariedade

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

13/07/2011 17h48

A presidente Dilma Rousseff emitiu na tarde desta quarta-feira (13) uma nota de pesar pelo acidente com o avião bimotor no qual 16 pessoas morreram, de manhã, próximo a Recife (PE).

Na nota, Dilma classificou o caso como “tragédia” e mandou uma mensagem de solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes que estavam no bimotor LET-410, da empresa Noar Linhas Aéreas.

“Foi com tristeza que recebi a notícia de acidente aéreo que vitimou 16 pessoas hoje, no Recife. Quero transmitir minha solidariedade aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes neste momento de dor”, diz a nota.

Entenda o acidente

O voo durou pouco mais de três minutos, segundo informações do comando da Aeronáutica. No total, dois tripulantes e 14 passageiros que estavam a bordo morreram na queda. O piloto detectou um problema na aeronave 55 segundos após a decolagem (feita às 6h51) e avisou a torre de controle que tentaria voltar ao aeroporto do Recife.

Dois minutos depois, ao perceber que não conseguiria chegar ao aeroporto, o piloto informou que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. Às 6h54min18s, a aeronave perdeu a comunicação com a torre.

"Faremos uma grande coleta de dados, que vai abordar informações dos destroços, dos gravadores de voo, da manutenção da aeronave e dos pilotos. As investigações não têm um prazo para acabar", afirmou o tenente-coronel Frederico Marcondes, chefe da divisão de aviação civil do Cenipa. Um laudo sobre as causas do acidente deve ser divulgado em cerca de 30 dias.

Este foi o quinto acidente aéreo nos últimos quatro anos envolvendo pequenas aeronaves em Pernambuco. Em todo o país, este foi o acidente com mais vítimas desde a queda do avião da Air France, em 2009, em território brasileiro.