Topo

Piloto do avião que caiu no Grande Recife relatou problemas à torre de controle

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

13/07/2011 09h26

  • Aliny Gama/UOL

    O avião modelo LET percorreu trajeto de 3 km entre o Aeroporto Internacional Gilberto Freire, em Jaboatão dos Guararapes, e um terreno baldio, localizado à beira-mar de Boa Viagem. O local da queda fica a 200 metros do Hospital da Aeronáutica do Recife

O piloto do avião que caiu nesta manhã no Recife chegou a informar à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado, segundo informações da Aeronáutica. Na tentativa, o avião caiu e pegou fogo. Dezesseis pessoas que estavam a bordo (14 passageiros e dois tripulantes) morreram na queda, ocorrida em um terreno próximo da praia de Boa Viagem.

Avião bimotor cai em PE e mata 16; veja

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave de pequeno porte da Noar Linhas Áreas deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes (PE) às 6h51 com destino a Natal (RN). A aeronave foi encontrada por volta das 7 horas e, cerca de 30 minutos depois, equipes dos bombeiros faziam o resfriamento da estrutura do avião. No horário, a corporação também aguardava a chegada do Instituto Médico Legal (IML).

A aeronave é um bimotor LET-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft . Segundo informações de testemunhas que passavam pelo local, o avião estava muito baixo, já tombando, quando caiu do céu, de bico, diretamente no terreno e explodiu na mesma hora. A aeronave está totalmente destruída, e as vítimas foram carbonizadas.

Há informações de que parte dos passageiros integrava um grupo de comerciantes de Caruaru.

Representantes da Infraero estão fazendo uma perícia, mas até o momento nenhum veículo do Instituto de Medicina Legal (IML) chegou para retirar os corpos do terreno.

A assessoria de imprensa da empresa Noar irá se pronunciar, às 9h30, com dados oficiais sobre as vítimas e os possíveis motivos do acidente.

O Corpo de Bombeiros está no local com duas viaturas fazendo o resgate das vítimas, e, até o presente momento, ninguém foi retirado com vida. Carros do Instituto de Medicina Legal estão indo para o local. O motivo da queda ainda está sendo investigado.

A assessoria da empresa não foi localizada para comentar o caso. A causa do acidente será investigada.

*Com informações da Agência Estado e do NE10