Suçuarana invade quintal e é capturada por bombeiros no interior de SP
Bombeiros, policiais militares e ambientais de Presidente Epitácio (645 km de São Paulo) levaram pelo menos oito horas para capturar uma suçuarana, também conhecida como onça-parda, que invadiu o quintal de uma casa na segunda-feira (25).
O armador de ferragens Carlos Alberto da Costa e Silva, morador do imóvel, deu de cara com o animal por volta das 7h, ao sair para colocar o lixo na rua. Ele achou que o que viu era um cachorro, mas um vizinho o alertou que se tratava de uma onça.
“A primeira coisa que fiz foi correr para dentro de casa e proteger minha família. Lá estavam duas netinhas e minha mulher”, disse Silva. Mas o animal não demonstrou agressividade, como no caso de um leopardo que, na semana passada, feriu 11 pessoas e acabou morto pouco depois, em um vilarejo na Índia.
A onça só demonstrou irritação ao ser alvejada quatro vezes com dardos contendo tranquilizantes. A captura, que contou com 20 pessoas, entre policiais, um veterinário e uma bióloga, ocorreu por volta das 15h. O animal só foi dominado no período da tarde porque em Presidente Epitácio não havia dardos com tranquilizantes. O material teve de ser trazido de Presidente Prudente, a 120 km de distância.
Enquanto isso, a onça, um macho jovem, permaneceu deitada o tempo todo no fundo do quintal da casa. Nem a presença de curiosos nas imediações a incomodou.
O fato de o bicho ter aparecido na cidade pode estar associado com a falta de alimento nas matas próximas, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). A onça-parda, também conhecida como suçuarana, tem hábitos noturnos.
Após passar por exames, o animal foi solto no Parque Estadual do Morro do Diabo, que possui 34 mil hectares e está localizado em Teodoro Sampaio, município às margens do rio Paranapanema, na divisa com o Paraná.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.