Topo

Conselheiros negam pedido de tombamento do Cine Belas Artes

Do UOL Notícias<br> Em São Paulo

27/09/2011 19h48

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo (Conpresp) decidiu nesta terça-feira (27) não tombar o Cine Belas Artes, fechado desde março deste ano.

Segundo entendimento do órgão, tombar o local por seu uso como cinema seria inconstitucional. O conselho também entendeu que o edifício não tem valor arquitetônico para ser tombado já que sofreu diversas modificações desde sua construção.

Entenda o caso

O fechamento do Belas Artes, localizado na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, região central da capital paulista, mobilizou os frequentadores do local que, por meio das redes sociais, organizaram atos na rua e no próprio cinema.

Na época, o antigo administrador da sala, André Sturm, tentou negociar com o proprietário Flávio Maluf a renovação do contrato, mas as partes não chegaram a um acordo quanto ao valor.

Mesmo sem o patrocínio do banco HSBC há quase um ano, os inquilinos chegaram a oferecer cerca de R$ 80 mil pelo aluguel, mas o dono queria quase o dobro (R$ 150 mil), o que inviabilizou o negócio.