Topo

Shopping Center Norte afirma que não concorda com interdição e continua com atividades

Do UOL Notícias

Em São Paulo

27/09/2011 13h18Atualizada em 27/09/2011 23h19

O shopping Center Norte, localizado na zona norte de São Paulo e um dos maiores da capital, informou nesta terça-feira (27) por meio de sua assessoria de imprensa que o estabelecimento mantém a normalidade de suas operações e está tomando as medidas legais e administrativas em relação à decisão da Prefeitura de São Paulo, que determinou hoje a suspensão de suas atividades após vistoria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Segundo a prefeitura, a suspensão total das atividades deve ser cumprida em até 72 horas, do contrário, o local será interditado por tempo indeterminado --até que o estabelecimento comprove que as exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estão sendo implementadas.

O shopping foi construído em 1984 sobre um antigo lixão usado por moradores da Vila Maria e da Vila Guilherme por mais de 30 anos. Medições da Cetesb apontaram a presença do gás metano em índice superior a 5% da composição do ar --o que representa risco de explosão visto que o gás é altamente inflamável. Por causa desses resultados, há duas semanas o Center Norte foi classificado como "área contaminada crítica" pelo órgão.

"O Shopping não concorda com a medida, uma vez que tem cumprindo as exigências da Cetesb para resolver a questão ambiental, por meio do monitoramento diário da área e das obras para a instalação de drenos para a exaustão do gás metano existente no solo, conforme os planos e os cronogramas apresentados à Cetesb em 31 de agosto de 2011 e sobre os quais até o presente momento não houve manifestação", diz nota (veja a íntegra abaixo).

Procurada pela reportagem, a Cesteb negou a versão do shopping e disse que já se manifestou sobre o relatório apresentado no dia 31 de agosto, afirmando que ele não atendia às exigências estabelecidas.

Segundo nota da prefeitura, além de dar o prazo para interditar o local, técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estiveram hoje no local e aplicaram uma multa no valor de R$ 2 milhões pelo não atendimento às exigências da Cetesb –que já havia multado o estabelecimento na semana passada por não ter instalado um sistema de extração de gases.

Os técnicos lavraram um termo de suspensão total das atividades do shopping, incluindo os estacionamentos locais, as lojas Carrefour e Lar Center.
 
O prazo para que o shopping apresente o projeto é de 30 dias. “Fiscais da Subprefeitura da Vila Maria, que acompanharam a fiscalização, serão responsáveis pela verificação do cumprimento do termo de suspensão total das atividades”, finaliza nota da prefeitura.

O Center Norte também foi intimado a atender a legislação que exige permeabilidade nos estacionamentos –lei municipal nº 13.276/02, que estabelece a obrigatoriedade de manter 30% destas áreas permeáveis ou com piso drenante, e também a lei municipal 13.319/02, que exige  uma árvore para cada 40m² de estacionamento.

Veja a íntegra da nota do shopping

Comunicado

O Shopping Center Norte mantém a normalidade de suas operações e está tomando as medidas legais e administrativas em relação à decisão que determina a suspensão de suas atividades exarada no dia de hoje (27 de setembro) pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, com base nas informações encaminhadas pela CETESB há cerca de 15 dias (15 de setembro).

O Shopping não concorda com a medida, uma vez que tem cumprindo as exigências da CETESB para resolver a questão ambiental, por meio do monitoramento diário da área e das obras para a instalação de drenos para a exaustão do gás metano existente no solo, conforme os planos e os cronogramas apresentados à CETESB em 31 de agosto de 2011 e sobre os quais até o presente momento não houve manifestação.

Além disso, as medições realizadas pelo Shopping Center Norte têm confirmado ausência de metano no interior das lojas, fato que vem sendo constatado diariamente pela CETESB.

Em inspeção realizada no início da tarde de hoje, dia 27 de setembro, a CETESB constatou a implantação de sistema de mitigação em frente à loja de nº 200 interligado ao sistema provisório de exaustão de gases. Em 23 de setembro, a mesma CETESB, vistoriando o Shopping Center, constatou a instalação de 3 (três) novos tubos responsáveis pela drenagem dos gases entre o piso do Shopping e o do piso técnico.

O gás metano identificado no Shopping Center Norte está localizado abaixo do piso do empreendimento (ou seja, na camada de terra abaixo do piso de concreto de até 70cm), onde as condições para que ocorra uma explosão são nulas.

Enfatizamos, ainda, que o gás metano não é tóxico e, portanto, não afeta a saúde das pessoas.

Em seus 27 anos de existência, o Shopping jamais registrou qualquer incidente em suas instalações relativo a questões ambientais.

O Shopping Center Norte assegura que a normalidade de suas atividades não coloca em risco a segurança e a saúde de seus lojistas, funcionários, clientes e fornecedores, razão pela qual não concorda com a decisão do órgão público.

Direção do Shopping Center Norte