Topo

MP se reúne com shopping Center Norte e Cetesb para tentar acordo sobre interdição

Do UOL Notícias

Em São Paulo

28/09/2011 16h11

Representantes do Shopping Center Norte e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) estão reunidos na tarde desta quarta-feira (28) no Ministério Público de São Paulo para tentar chegar a um acordo sobre a interdição do local.

Ontem, a Prefeitura de São Paulo determinou a suspensão total das atividades do shopping, localizado na zona norte de capital, em até 72 horas após vistoria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O prazo termina na manhã da próxima sexta-feira (30).

Segundo a prefeitura, o local será interditado por tempo indeterminado até que o estabelecimento comprove que as exigências da Cetesb estão sendo implementadas.

O shopping foi construído em 1984 sobre um antigo lixão usado por moradores da Vila Maria e da Vila Guilherme por mais de 30 anos. Medições da Cetesb apontaram a presença do gás metano em índice superior ao exigido --o que representa risco de explosão visto que o gás é altamente inflamável. Por causa desses resultados, há duas semanas o Center Norte foi classificado como "área contaminada crítica" pelo órgão.

A promotora do Meio Ambiente, Cláudia Fedeli, que conduz a reunião hoje, tenta fazer com que as partes assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o empreendimento cumpra as exigências estabelecidas pela Cetesb. Não há previsão para o término da reunião.

Após a interdição, o shopping informou por meio de sua assessoria de imprensa que mantém a normalidade de suas operações e está tomando as medidas legais e administrativas em relação à decisão.

A prefeitura disse que permanece com o prazo de 72 horas para a interdição e reafirmou nesta quarta-feira que, se o estabelecimento não cumprir a ordem, agentes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Polícia Ambiental fecharão o estabelecimento na manhã de sexta-feira (30).